O KWANZA
O Kwanza é um rio bonito
que corre aflito
para Luanda, a catita.
Por onde passa recita
um rosário de gritos.
O Kwanza é caseiro
e às vezes molengão;
é um rio de papel
que escorre de mão em mão num tropel
o ano inteiro
a fingir que é dinheiro.
Manuel Guedes dos Santos Lima
Manuel Guedes dos Santos Lima fez seu estudos primários em Vila Teixeira de Sousa; secundários e universitários em Portugal e na Suíça, tendo doutorado em letras pela Universidade de Lausanne. Desertor do Exercito Português e fundador do Exercito Popular de Libertação de Angola (braço armado do Movimento Popular de Libertação de Angola) e seu 1° comandante-em-chefe.
Professor universitário; docência no Canadá, França e Portugal. Presidente do Movimento de Unidade Democrática Angolana para a Reconstrução (MUDAR).
Obras: Kissange (poemas); As Sementes da Liberdade (romance); A Pele do Diabo (teatro); Os Anões e os Mendigos (romance)
Poemas extraídos da obra: ROZÁRIO, Denira, org. PALAVRA DE POETA; CABO VERDE – ANGOLA. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999. ISBN 85-286-0675-9
Nota explicativa: “Kwanza” – brincadeira poética em torno do Kwanza ( o maior rio de Angola), e a moeda nacional com o mesmo nome, uma espécie de caricatura de dinheiro, pois a verdadeira moeda de Angola é o dólar.
Fonte: http://www.antoniomiranda.com.br
Visite também:
5 comentários:
Bela postagem meu amigo,,,mais uma vez aprender com seu blog...sempre bom,,,abraços de boa semana pra ti.
Passei para te desejar uma ótima semana.
Com toda a minha amizade e a minha simpatia, a sua amiga dedicada.
Beijos
Oi Rosemildo, ótimo post. Eu não conhecia o Manuel Guedes dos Santos Lima. Aqui sempre a gente conhece grande nomes através do seus post. Obrigada pela partilha. Um beijo e ótimo começo de semana.
Venho, lhe parabenizar, por esse estilo didático, que adotaste em seu blogue. Muito interessante e sublime. Eu, leio voce, quase que cotidianamente, e confesso que tenho aprendido muito e tenho recomendado este blogue, á alguns alunos, principalmente, por esse seu estilo, de mostrar poesias, poemas e autores.
Parabens, mesmo
Um abraço
MUY REFLEXIVO Y DISIENTE TEXTO.
UN ABRAZO
Postar um comentário