Teodoro Bilharz
PARASITO DA ESQUISTOSSOMOSE
1851 – Identifica-se o parasito da esquistossomose. Teodoro Bilharz é o autor dessa importante descoberta. Depois de demorados estudos sobre o caramujo dos pântanos, chegou à feliz conclusão que ele é o transmissor do verme no sangue, doença que por muitos séculos vinha preocupando os povos das regiões tropicais da Europa. Em homenagem ao cientista, a referida doença passou também a chamar-se bilhazíase, Bilharz, médico e parasitologista alemão, nasceu em Sigmaringuen em 1825 e faleceu no Cairo, onde foi catedrático de Medicina, em 1862. O verme do sangue impede a ação dos intestinos, de modo que a bexiga põe-se a crescer desproporcionalmente, se não houver ação rápida e eficiente para eliminá-lo do organismo.
Nota: Este trabalho é o resultado de pesquisas realizadas pelo ilustre professor Elias Barreto, e publicado pela Enciclopédia das Grandes Invenções e Descobertas, edição de 1967, volume 3, página 425.
10 comentários:
Interessante e importante essa pesquisa! Um lindo dia,abraços,chica
Olá amigo
Contrai o verme quando criança. Fiz um tratamento mas fiquei com o fígado perrengue rsrsrs
Abração
Interessante meu amigo,,é sempre bom a gente estar por dentro,,,abraços de bom dia...
Bom dia!
Enfim, encontrei você lá no espaço da Carla, pois estou satisfeita em ler um post dedicado a um homem da ciência e medicina.
Parabéns!!!
Que doença heinnn!!! Não fazia ideia....
Abraço
como é bom entrar aqui!
muito interessante esse post....
beijo querido amigo....
Zil
As pessoas as vezes não se liga muito quando se fala em vermes, mais esse maldito faz estragos por onde passa. Parabéns para o professor Elias Barreto pela descoberta.
Amigo, recebi um selinho de uma amiga, e queria compartilhar com você ... Espero que aceite! dá uma passadinha la no blog pra você pegar, está no final do post. Um beijo e continuação de ótima semana. Bjs!
Meu querido amigo, sempre trazendo informações interessantes.
Beijo de carinho!!!
Oi amigo..passo pra lhe avisar que tem um selo pra vc no páginas de lembranças...
Boa noite...bjo!
Zil
Furtado querido, o que seria da humanidade se não tivessemos esses homens preocupados com a vida.
Bjão e bom restinho de semana
Postar um comentário