Ludwing Ignaz Philippe Semmelwis
CAUSAS DA FEBRE PUERPERAL
1847 – (maio) Descobrem-se as causas da Febre Puerperal. Ludwing Ignaz Philippe Semmelwis é médico obstrético húngaro. Serve na maternidade do Hospital Geral de Viena. Aí a Febre Puerperal mata as parturientes. Tenta descobrir a causa da terrível enfermidade. Observa que morrem mais parturientes da primeira enfermaria, onde servem estudantes de Medicina, do que as internadas na segunda enfermaria, onde são treinadas as parteiras. Verifica que os estudantes vão diretamente à enfermaria, depois que dissecam os cadáveres. Conclui que levam a infecção nas mãos. Determina que os estudantes lavem as mãos com uma solução antisséptica e cortem as unhas com uma tesoura, antes de tocarem nas parturientes. Dois meses depois, a taxa de mortalidade cai para a décima parte do que era, prova irrefutável da hipótese do médico, que, dessa forma, salvou milhares de vidas.
Nota: Este trabalho é o resultado de pesquisas realizadas pelo ilustre professor Elias Barreto, e publicado pela Enciclopédia das Grandes Invenções e Descobertas, edição de 1967, volume 3, páginas 414/417.
10 comentários:
Atitudes simples como lavar as mãos, podem geram grandes descobertas.
Grande abraço
Interessante pesquisa e descoberta! abraços,tudo de bom,chica
Pesquisa interessante meu amigo...abraços de bom final de semana pra ti.
Presto a minha modesta homenagem, a estes cérebros que nos prolongam a vida....pois adoro viver...
Abraço
Muito legal a descoberta!
O que eu acho triste é que mesmo médicos e enfermeiras sabendo de um porcedimento tão simples ainda temos pessoas morrendo nos hospitais por falta deste simples ato de lavar as mãos.
Bjs.
Bel Post!!!
Gostei desta postagem! São atitudes simples que podem evitar grandes tragédias.
Um beijo e bom fds
Graça
。˚✿•
Amigo,
Ainda hoje continua assim...
para evitar certas gripes... basta lavar bem as mãos e conservar velhos hábitos de higiene...
Bom fim de semana!
Beijinhos.
Minas.
✿•.¸¸♪♫♪
。˚ ˚ ˛✿
♫
Bendita pesquisa. Se médicos e enfermeiros lavassem mais as mãos a infecção hospitalar ia ser reduzida em 90%...ou mais acredito.
Boa noite Rosemildo!
Carla
Postar um comentário