sábado, 12 de novembro de 2011

A Teoria de Aristarco de Samos.


A TEORIA DE ARISTARCO DE SAMOS 

250 a.C. – Nasce a primeira teoria de que a Terra se move sobre seu eixo e em redor do Sol. Quem a emite é Aristarco de Samos, célebre astrônomo grego. Viveu entre 320 q 264 antes de Cristo. Sabe-se que por volta de 250 estabeleceu sua teoria, de que goza justa fama, por ter sido o primeiro a enunciá-la. Somente dois homens a consignaram em suas obras – Aristóteles, em “Arenário” e um escritor francês, chamado Fortian, por volta de 1823. O certo é que Aristarco não pode desenvolver a sua teoria como seria do seu desejo. É que em virtude dessa doutrina, Cleanto, o estóico, pretendeu lançar sobre seu autor a acusação de impiedade, por haver perturbado o repouso da deusa Vesta. Temendo ser apontado aos juízes, nas mãos dos quais seria fatalmente condenado à morte, calou-se, pois até então se cria que a Terra fosse o centro do Universo. Aristarco de Samos também inventou um método engenhoso para calcular as distâncias relativas da Terra ao Sol e à Lua. 

Nota: Este trabalho é o resultado de pesquisas realizadas pelo ilustre professor Elias Barreto, e publicado pela Enciclopédia das Grandes Invenções e Descobertas, edição de 1967, volume 1, páginas 51/52. 

Visite também: 

5 comentários:

Antônio LaCarne disse...

uma maravilha é aparecer por aqui e dar de cara com informação de primeira.

grande abraço e ótimo fds.

Everson Russo disse...

É sempre aprender vir aqui ao seu espaço meu amigo...abraços de bom sábado pra ti.

Anne Lieri disse...

Furtado, a ignorancia e a mentalidade atrasada da época impediram os passos de um genio!Uma excelente pesquisa e adorei saber mais!bjs,

Anônimo disse...

MUY, MUY VALIOSO POST. MUCHAS GRACIAS.
UN ABRAZO

Sandra Gonçalves disse...

Nõ só no passado, mas hoje tbem, idéias novas são sempre mal vistas.
Bjos achocolatados