(Máquina moderna)
INVENÇÃO DA MÁQUINA DE BORDAR
1834 – Josué Heilmann inventa a máquina de bordar. Nasceu a 10-02-1796 em Mulhouse (Prússia, Alemanha), centro principal das manufaturas de algodão da Alsácia. Nas horas livres ocupava-se constantemente com invenções. Na Alsácia, sendo hábil mecânico, dirigiu a construção de máquinas para as oficinas dum seu amigo Tann, inauguradas em 1819. De volta a Mulhouse, pois o serviço na Alsácia não mais lhe convinha, ocorreu-lhe inventar a máquina de bordar, na qual vinte agulhas deviam ser empregadas, ao mesmo tempo, na execução do bordado. Ao cabo de seis meses realizou seu intento. Esta invenção obteve Medalha de Ouro. Seu autor foi condecorado com a Legião de Honra.
Nota: Este trabalho é o resultado de pesquisas realizadas pelo ilustre professor Elias Barreto e publicado pela Enciclopédia das Grandes Invenções e Descobertas, edição de 1967, volume 2, página 376.
7 comentários:
Não sabia disso.Interessante!abraços, lindo dia,chica
Magnífico post, amigo Rosemildo!
Gosto de aprender!
Aqui sempre há um ensinamento, e isto é bom demais.
Grata, querido!
Abraço.
Oi Rosemildo!
Quando venho aqui vejo sempre uma novidade!
Estou sempre aprendendo com você!
Belo post e lindo blog!
Beijos,
Elaine
UN POST MUY IMPORTANTE.
UN ABRAZO
É interessante saber que quando Livinha veio ao mundo, as bordadeiras já estavam se aposentando, embora tanto já tenha visto e vejo ainda pelas cidades a fora o emprego do bordado com criações fantásticas, estendendo ainda esse precioso trabalho no nordeste onde a produção é muito grande.
Valiosíssimo Furtado.
Puxa vida 1834... é tempo abessa né não?
Muito legal...
Linda semana pra ti...
Bjs
Livinha
Adoro vir aqui sempre aprendo coisas sobre os mais variados assuntos.
Beijosss
Muito bom!!Gostei...
Um beijo!!
Reggina Moon
Postar um comentário