FRATERNIDADE ROSACRUZ
1500 a.C. – É fundada a Fraternidade Rosacruz pela irmandade Branca do Egito. Difunde um sistema de filosofia mística e metafísica. Promove o desenvolvimento das faculdades latentes no ser humano. Foi introduzida na Palestina por Salomão, na Grécia por Sólon e na Itália por Pitágoras. O nome adotado por Johan Valentin Andrea originou-se do emblema, uma cruz com uma rosa no centro. Essa fraternidade é geralmente conhecida em todo o mundo por "AMORC", ou seja, “Antiga Mística Ordem Rosae Crucis”. Em 1694 essa Ordem estabeleceu-se, pela primeira vez, na América. Não é sectária nem religiosa. Seu ensino inclui com maior extensão as ciências práticas que o ensino religioso. Abolui sistematicamente as artes supersticiosas do Oriente. Não pratica a adivinhação, a nigromancia nem o espiritismo. Interessa-se pela evolução do nosso planeta, tanto material como espiritual, pela sua direção e destino, tanto no campo religioso e político, quanto no econômico e intelectual. Cada jurisdição depende da autoridade do “imperador”. Mantém este um conselheiro, única autoridade a fazer dispensas, estabelecer lojas e capítulos. Mediante a eleição dum alto oficial, como membro do conselho internacional ficam aí, unidas, num só corpo, todas as jurisdições do mundo. Este organismo constitui o supremo poder desta organização internacional, que não se liga a sociedade alguma. A fraternidade "Rosacruz" é um todo homogêneo, independente. Não tem, tampouco, relação alguma com o “Grau Rosacruz” com que se simboliza o “Rito Escocês de Maçonaria”.
Nota: Este trabalho é resultado de pesquisas realizadas pelo ilustre professor Elias Barreto e publicado pela Enciclopédia das Grandes Invenções e Descobertas, edição de 1967, volume 1, páginas 13 e 14.
10 comentários:
...Que minha solidão me sirva de companhia.
que eu tenha a coragem de me enfrentar.
que eu saiba ficar com o nada
e mesmo assim me sentir
como se estivesse plena de tudo.
Clarice Lispector
Feliz semana com muito amor e paz! M@ria
Interessante...
Buon inizio settimana.
Olá amigo Furtado, eu nem sabia dessa fraternidade, é interessante.
BeijooO'
Olá meu amigo
Como estás, bem?
Aos 18 anos recebi de uma amiga um convite, mas eu não me interessei, afinal sou espírita convicta e não tem como sair desta, onde me encontrei.
A pouco tempo, novo convite e com outra cabeça me permitir ouvir maiores explicações. Interessante sim, muito. Compreendi, e acho válido demais, mas não me aprofundei.
Há muitas moradas na casa do pai e o importante é nos sentirmos bem a onde forramos o lençol da nossa cama.
Mto bom o que tens trazido aqui. Tudo é cultura e necessitamos delas.Parabéns!
Linda semana
Bjs
Livinha
Cultura e mais cultura...Gosto daqui. Bjos achocolatados
Olá amigo
Já tinha ouvido falar mas não sabia o que era. Agora já sei. Rosemildo também é cultura rsrsrs
Abração
Nossa... eu não sabia que tinha esse tempo todo de existência!! Tá vendo só?? O Blogo do Rosemildo tb é cultura, e das boas!! rs
Bj e uma bela semaninha, amigo!
Helô
gracias por compartirnos este post.
un abrazo
A menos que me calem os anjos da noite,
terei eu sempre uma palavra de amor para distribuir,
não que seja eu a dá-la de mim a outros corações,
posto que não seria eu capaz de tal proeza,
porem estou certo de que Deus fala por mim,
não por ser eu digno de tal distinção,
mas por ser Ele, aquele que sempre me busca!
Santaroza
Boa Tarde.......Beijos & Flores!!
Escuto falar de Rosacruz desde que me conheço por gente, bom saber um pouco mais sobre o tema.
abraço
Postar um comentário