domingo, 27 de março de 2011

A descoberta da nitroglicerina.


DESCOBERTA DA NITROGLICERINA

1846 – Descobre-se a “Nitroglicerina”. Ascânio Sobrero, químico italiano nascido em Monteferrato a 12 de outubro de 1812 e falecido em Turim a 26 de maio de 1888 foi o descobridor. Laureado em Medicina em 1839, estudou depois Química em Liebig e Pelouze. Professor de Química em 1845 primeiramente no Instituto Técnico de Turim e, depois, na Real Escola de Aplicações para Engenheiros. Estudou a ação do ácido nítrico e suas diversas substâncias vegetais; em 1847 tornou público a descoberta da nitroglicerina da qual revelou as propriedades explosiva e fisiológica. Nesse mesmo ano descobriu a nitromanite. A nitroglicerina é um nitrato de glicerilo ou trinitrato de glicerol, que se prepara esterificando o glicerol anidro pelo ácido azótico em presença do ácido sulfúrico, a uma temperatura não superior a 20 graus centígrados. A nitroglicerina é um líquido oleoso, incolor, pouco solúvel na água, solúvel no álcool e no éter. Tal substância explode com facilidade tanto por percussão como pelo aquecimento, por isso é usada na terapêutica, em solutos alcoólicos à base de um por cento, para aplicação nas anginas do peito, edemas pulmonares, asmas nervosas, etc.

Nota: Este trabalho é o resultado de pesquisas realizadas pelo ilustre professor Elias Barreto, e publicado pela Enciclopédia das Grandes Invenções e Descobertas, edição de 1967, volume 3, páginas 412/413.

5 comentários:

Livinha disse...

Olá Furtado!!
Sempre traxendo a novas para ´muitos de nós que passamos pela escola e das vezes algumas coisas nada registramos...
Mas nunca tarde para aprender.

mas cá pra nós, desconfio que esse tal negócio aí nitroglicerina, deve tá alojado dentro de mim, com tanto que venho explodindo ultimamente...
Aff meu amigo, é muita tensão e a explosão é vulnerável rsrss

Mas deixa queto né não...

obrigada pelas excelentes postagens que nos promove sempre aprender mais e mais...
Cá entre nós, Livinha vai de volta pro lado de lá com a bagagem cheia de muito que venho aprendendo... O cara lá de cima, tá gostando de ver isto...

(vixi, acho que peguei o teu virus, rsrss, Olha quanta baboseira)

Feliz domingo pra ti

Bjs

Livinha

Everson Russo disse...

Um belissimo domingo e uma otima semana pra ti meu amigo..abraços.

Marina-Emer disse...

buenas noches amigo y hasta mañana
un abrazo
Marina

Pablo & Florbela disse...

Não tentes me fazer
menor que sou
nem dissipar meu sonho
com a ironia,
pois se em teu peito
O amor já se apagou,
no meu, ele renasce todo dia

FÁTIMA GUERRA (MELLÍSS)

Feliz Semana e beijos meus! M@ria

Sandra Botelho disse...

Poxa amigo que bom saber coisas que por nós mesmos nunca pesquisariamos. esta informação é nitroglicerina pura...Rsrsrs.Beijos achocolatados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...