sábado, 18 de setembro de 2010

Código da Hereditariedade-DNA.


CÓDIGO DA HEREDITARIEDADE - DNA

1952 – O Dr. Maurice Wilkins, do King's College de Londres abre caminho para decifração do Código da Hereditariedade, cuja sigla DNA designa o ácido deoxiribonucléico. Tal código determina a natureza fundamental de todos os organismos vivos, a ameba unicelular até o próprio homem. Quando for decifrado, o homem poderá curar o câncer, alterar as características das plantas e dos animais e talvez até criar a vida por meio de substâncias químicas. É que o Dr. Maurice, utilizando-se de Raios X, é o primeiro a surpreender reflexos de átomos numa molécula de DNA. Contempla aí uma bela espiral, a partir da qual, em abril de 1953, os Drs. James D. Watson e Francis H. C. Crick, da Universidade de Cambridge, elaboram um esquema e publicam um diagrama do DNA. Faz lembrar uma delicada mola. Depois dessa sensacional revelação, as descobertas se sucedem, até que os cientistas possam descrever a molécula, mater da vida, com pormenores exatos e dizer precisamente como se articulam os seus milhares de átomos e como agem para criar e manter a vida. Descobriram que o DNA tem uma memória clara e inerente. Armazena, como um computador microscópico, uma enorme quantidade de instruções e esquemas, que emite na hora e no lugar exatos, para determinar a formação de todas as células e estruturas de um organismo, para fazê-las crescer e para sincronizar-lhes as atividades em todos os segundos da cota de vida que lhes cabe. O DNA não só dá à pessoa ao nascer os seus dons hereditários, mas dirige também todas as suas funções físicas. Além de estar presente nas células sexuais, existe também em todas as células vivas exceto nos glóbulos vermelhos do sangue e em alguns vírus, é algumas das muitas coisas que nos explica o cientista Rutherford Platt sobre o assunto. O certo é que tais pesquisas vêm sendo feitas desde 1868. Neste ano o químico alemão Frederick Miecher descobriu que ficava sempre um sedimento escuro insolúvel depois de a matéria viva haver sido embebida em ácidos e agitada dentro do éter. Tal sedimento por ele encontrado nas células de todas as plantas, fê-lo concluir que poderia ter alguma relação com a hereditariedade, embora não dispusesse de conhecimentos que lhe permitissem verificar essa hipótese. Em nosso século com a construção de poderosos microscópios, é que os cientistas poderão tirar conclusões mais positivas, com seus estudos constantes nos laboratórios.

Nota: Este trabalho é o resultado de pesquisas realizadas pelo ilustre professor Elias Barreto e publicado pela Enciclopédia das Grandes Invenções e Descobertas, edição de 1967, volume 5, páginas 817/818.

10 comentários:

Wanderley Elian Lima disse...

E esse foi um dos maiores avança da ciência. Hoje várias questões são resolvidas a partir desse teste.
Abração

Everson Russo disse...

Um grande avanço da ciencia dos nossos tempos,,,abraços de bom final de semana...

Gislãne Gonçalves disse...

Só me resta dizr o que jáfoi dito: um grande avançoda ciência

Texto bem informativo.

:)

Lu Nogfer disse...

Fantastica informaçao!
É fundamental saber essas coisas!
E que a ciencia continue a avançar!

Desculpe minha ausencia por aqui!

Um beijo carinhoso!

Ira Buscacio disse...

Furtado, querido,

Sempre postando boas leituras.

Um fds maravilhoso pra vc, bjssss

Andri Alba disse...

Hola Furtado, pasé a saludarte, a desearte un buen fin de semana, aunque ya es sábado y el fin de semana comienza el viernes por la noche, pero bueno. Recíbelo con todo el cariño que te tengo. Un saludo a tu mujer si quieres darle.

Un abrazo,

Andri

Sonia Parmigiano disse...

Furtado,

Realmente, para o mundo científico um divisor de eras...que revelou à humanidade muitos mistérios...grande descoberta!!Ótima postagem!!

Seu Blog é sempre uma aula, seja no que for que se proponha a fazer!

Um grande beijo e bom final de semana!

Reggina Moon

Unknown disse...

Quão poderoso é esse nosso código hereditário não meu amigo.
isto é Deus, mantendo a presença viva da vida.

Lindo Domingo pra ti e os teus.

Bjs

Livinha

Lou Witt disse...

A ciência em prol da humanidade.

Excelente post.

Beijo de carinho e um lindo final de semana!!!

Cadinho RoCo disse...

Impressionante adentrar pelos meandros da ciência.
Cadinho RoCo