INVENÇÃO DO CIMENTO
1792 – John Smeaton, cidadão inglês, inventa o Cimento Portland. O cimento é uma espécie de argamassa feita com um pó de composição especial, que serve para ligar entre si e segurar fortemente pedras, tijolos, etc. Cimento armado é a argamassa de cimento em que estão embebidas vergas de ferro e que se emprega modernamente em construções.
John Smeaton era um engenheiro inglês. Nasceu em Ansthorp em 1724. Faleceu em 1792. Seus pais se dedicaram à advocacia, porém como resultado duma viagem que realizou à Holanda, interessaram-lhe os canais e outras obras de engenharia daquele país, razão por que se dedicou a esse estudo. Em 1756 foi encarregado de construir o Farol de Eddystone, que terminou em 1759 e foi considerado como um modelo em seu gênero. Não foi suplantado por nenhum outro durante cento e vinte anos. Construiu posteriormente as pontes de Perth, Banff, Colstream e Edimburgo e o Canal de Clude, que é o mais considerável de seus trabalhos. Inventou diversos aparatos e instrumentos, melhorou outros. Pertenceu à Sociedade Real.
Portland é o nome de uma península da costa do Condado de Dorset, na Ingraterra, nome este com que designou o cimento de sua invenção, que é hidráulico e fabricado pela calcinação de uma mistura artificial de argila e cré, que é um calcário friável branco, chamado comumente greda branca.
Nota: Este trabalho é o resultado de pesquisas realizadas pelo ilustre professor Elias Barreto e publicado pela Enciclopédia das Grandes Invenções e Descobertas, edição de 1967, volume 2, páginas 278/281.
5 comentários:
Duvida da luz dos astros,
De que o sol tenha calor,
Duvida até da verdade,
Mas confia em meu amor.
William Shakespeare
Bem vindos ao meu novo espaço!
Beijos de coração prá coração...M@ria
Excelente post amigo, estamos sempre a aprender.
bom fim de semana
Beijinhos
Maria
Essa uma grande invenção...abraços de bom sabado pra ti amigo.
Oi amigo...
Eu digo que foi uma das maiores invençóes....
Bjo e bom final de semana!
Zil
Sempre viemos aqui para aprender, obrigada, beijo Lisette.
Postar um comentário