domingo, 29 de maio de 2011

Fundação da Associação Cristã de Moços.

Fachada da sede da Associação Cristã de Moços (ACM), à Rua Araújo Porto Alegre, nº 26, Esplanada do Castelo. Neste prédio funcionou a Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, provisoriamente, de sua fundação, em 1935, até 1943.


George Willians

ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DE MOÇOS
1844 – (06 de junho) Funda-se em Londres, por um grupo de comerciários, sob a orientação de George Willians, a Associação Cristã de Moços. Tem como lema: ajudar a formar na juventude o espírito de liderança; dar a seus membros uma personalidade integral, acima de qualquer sectarismo, sem preconceito racial; promover o bem-estar físico; cuidar do aperfeiçoamento intelectual, espiritual, moral e social dos seus associados. É a primeira instituição do mundo a preocupar-se realmente com a infância e a juventude, desenvolvendo uma obra de caráter preventivo até então desconhecida. Cria e difunde atividades esportivas. Ensina menores, jovens e adultos de ambos os sexos desde natação e pintura, até como se preparar para o matrimônio.

Nota: Este trabalho é o resultado de pesquisas realizadas pelo ilustre professor Elias Barreto, e publicado pela Enciclopédia das Grandes Invenções e Descobertas, edição de 1967, volume 3, páginas 408/409. 

6 comentários:

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Rosemildo: seu trabalho de divulgação da hiostória nos leva a reonstruir um sentido ético para no presente. Suas sínteses nos privilegiam com acessos que ficariam distantes do dia-a-dia.
abraços com carinho, jorge bichuetti
www.jorgebichuetti.blogspot.com

Magia da Inês disse...

Amigo,

Gostei do post, mais informação.
Passei para deixar o meu abraço e o meu carinho.
Boa semana!

°º♫
°º✿ Minas
º° ✿♥ ♫° ·.

Everson Russo disse...

Belissima informação...grande abraço de boa semana pra ti meu amigo.

Flor de Lótus disse...

Bom dia, Rosemildo!
Passar aqui é sempre aprender algo novo.
Um ótimo domingo!
Beijosss

Ira Buscacio disse...

Furtado querido, que maravilha essa foto da ACM no Rio antigo, tudo era mar!
Bj e bom domingo

Carla Fernanda disse...

Gostei de saber. Obrigada!
Boa semana amigo!
Carla