Alessandro Volta
INVENÇÃO DA PILHA ELÉTRICA
1782 – É inventada a pilha elétrica. O inventor é Alessandro Volta. Nasceu em Como (Itália) em 18/02/1745, onde faleceu a 05/03/1827. Desde muito moço, sendo professor de Física, dedicou-se a pesquisas sobre eletricidade. Em 1777 seus estudos sobre a natureza dos gases inflamáveis dos pântanos, que produzem os fogos-fátuos, sugeriram-lhe, sucessivamente, a ideia do eudiômetro, da lâmpada perpétua a gás hidrogênio e da pilha elétrica. Em 1779 cria o eletróforo e o condensador, fundando, assim, a teoria da eletricidade. Depois, nomeado para a Universidade de Pávia, dedicou-se à experiência sobre a eletricidade atmosférica. Criou o eletrômetro de palhetas secas. Em 1782, impressionado com a singular observação feita por Galvani dos movimentos excitado em uma rã, pela interposição de um arco metálico em duas partes do seu tronco, fez experiências que o levaram, mediante hábeis indicações, à descoberta da pilha. Napoleão Bonaparte, então primeiro Consul da França, entusiasmado com esse descobrimento, concedeu-lhe uma pensão de 6.000 francos anuais. Conferiu-lhe o título de Conde. Nomeou-o ainda para o cargo de senador do reino da Itália.
Nota: Este trabalho é o resultado de pesquisas realizadas pelo ilustre professor Elias Barreto e publicado pela Enciclopédia das Grandes Invenções e Descobertas, edição de 1967, volume 2, páginas 252/256.
8 comentários:
Olá meu amigo!!!
Das invensões, tantas que a gente usa e abusa e sequer sabe o nome dos ditos pra agradecer né mesmo?
Então.
belíssima postagem. Saber nunca é demais.
Linda semana pra ti
bjs
Livinha
BOM DIA! MAIS UMA NOVIDADE E MAIS CONHECIMENTO ADQUIRIDO. GOSTEI!
ABRAÇOS!!!
CARLA FERNANDA
Furtado,
Nossa, que interessante!!!Amei...suas postagens sempre muito boas!Parabéns....
Ja estava com saudades....
Grande beijo e boa semana!!
Reggina Moon
Olá amigo! Aplaudo-te por nos proporcionar mais essa leitura riquíssima em informações que por mim eram totalmente desconhecidas! Deixo carinhos pra ti... Bjsss
Boa dia, amigo Rosemildo.
Gostei da tua postagem, é um texto bem interessante.
Tenha uma excelente semana.
Beijo
Olá amigo
Isso não foi uma invenção, foi uma revolução. Não consigo imaginar mais o mundo sem pilhas.
Abração
Oi querido amigo....
Passar aqui é beber numa fonte de saber....
Coisas interessante demais!!!!
Bjos e obrigada pelo carinho de sempre!
Zil
Boa noite Rosemildo!!!
Passando para te desejar uma ótima terça-feira amigo.
Abraços,
Carla Fernanda
Postar um comentário