SONATA PARA IR À LUA
Desnudo já me dou de mim doendo
na doação das folhas da floresta
que vão caindo sem saber-se sendo
pedaços de nós na noite deserta
A lua imponderável vai ardendo
cúmplice em nossa luz de fogo e festa
Meus braços são dois galhos te dizendo
que o forte às vezes treme em sua aresta
Esta outra face frágil de aparência
que só aos puros é dado conhecer
no abraço da paixão e sua ardência
Mesmo cego de mim eu pude ver
e sentir no teu beijo a clara essência
que faz do nosso amor raro prazer
Aníbal Beça
Aníbal Beça é o nome literário de Aníbal Augusto Ferro de Madureira Beça Neto. Era amazonense de Manaus, onde nasceu a 13 de setembro de 1946 e faleceu no dia 25 de agosto de 2009. Era poeta, compositor e jornalista. Desde muito cedo colaborou em suplementos literários e em publicações similares nacionais e internacionais.
Dividiu seus primeiros estudos entre colégios de Manaus (Aparecida, Dom Bosco e Brasileiro) e em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul (Colégio São Jacó). Durante sua permanência no Rio Grande do Sul, mais precisamente em Porto Alegre, travou conhecimento com o poeta Mario Quintana, quem lhe deu os primeiros ensinamentos e o estímulo para caminhar pelas veredas da poesia.
Envolvido com teatro, artes plásticas, é na música popular que a sua contribuição se faz mais efetiva como compositor, letrista e produtor de espetáculos e de discos. Desde 1968, quando venceu o I Festival da Canção do Amazonas, Aníbal foi colecionando prêmios com mais de 18 primeiros lugares em festivais em sua terra, no Brasil e no exterior. Representou o Brasil no VIII Festival de Joropo de Villa Vicencio, Colômbia (1969);
Foi o único artista amazonense a se classificar e se apresentar no Festival Internacional da Canção FIC, em 1970, com a música "Lundu do Terreiro de Fogo", defendida pela cantora Ângela Maria.
Tem músicas gravadas por vários artistas brasileiros como: As Gatas, Coral JOAB, Felicidade Suzy, Nilson Chaves, Eudes Fraga, Lucinha Cabral, Dominguinhos do Estácio; Bira Hawaí, Aroldo Melodia, Jander, Raízes Caboclas, Mureru, Roberto Dibo, Célio Cruz, Torrinho, Arlindo Junior, Paulo Onça, Paulo André Barata, Almino Henrique, Pedrinho Cavalero, Pedro Callado, Delço Taynara, Grupo Tynbre e outros.
Sua participação política tem-se plasmado no âmbito de entidades de classe, como diretor do Sindicato dos Escritores, presidente da ACLIA Associação de Compositores, Letristas e Intérpretes do Amazonas, Presidente do Coletivo Gens da Selva (ONG), Vice-Presidente da UBE-AM União Brasileira de Escritores, seção Amazonas
Fez parte da Ala dos Compositores das Escolas de Samba Reino Unido da Liberdade e Sem Compromisso, dando a esta última, seu único título pela autoria do enredo e do samba de enredo "Joana Galante - Axé dos Orixás", e classificou a referida escola entre as três primeiras colocações com os samba de enredo: "Hotel Cassina - Apoteose Boêmia", "Hoje tem Guarany", "Vento e sol, passa cerol - A Arte de empinar papagaios" ; "Sol de Feira - O pregão da Alegria".
Outros livros: Filhos da Várzea, ed. Madrugada, 1984, abrigando o livro Hora Nua; Marupiara - Antologia de Novos Poetas do Amazonas, (organizador) Ed. Governo do Estado do Amazonas, 1985; Quem foi ao vento, perdeu o assento (Teatro) Ed. SEMEC, 1986; Itinerário poético da Noite Desmedida à Mínima Fratura, Ed. Madrugada, 1987; Banda de Asa - poesia reunida - Ed. Sette Letras, 1998; contendo o livro inédito Ter/na colheita.
Em junho de 99, Representou o Brasil no VIII Festival Internacional de Poesia de Medellín, e em agosto/99 no Encontro Internacional de Escritores da Associação Americana para o desenvolvimento cultural, em Bogotá.
Fonte: Wikipédia.
19 comentários:
Olá, passei para conhecer seu blog
Me encantei com esse espaço.
Se permites aqui voltarei sempre
Te sigo com muito carinho
Tenhas uma semana regada de muito amor
Preciosa Maria
Oi amigo....
Aqui aprendo muito...e ainda posso saborear uma linda poesia...
bjos e bom incio de semana!!!
Zil
Meu especial agradecimento
a cada um de vocês pelo carinho e amizade. Feliz semana e beijos meus! M@ria
Muito lindo e sempre temos oportunidade de cultura por aqui! abraços,linda semana,chica
Lindissimo poema que não conhecia e nem o seu autor.
È enriquecedor para nós, teus leitores, o modo como colocas a obra e a biografia do seu autor.
Vamos conhecendo aos poucos, a riqueza enorme da literatura brasileira.
Bem hajas,
Beijo
Graça
Belissimo meu amigo,,,uma otima semana pra ti e muita paz de Deus...abraços fraternos.
Esse é o nosso Rosemildo!
Lindo poema mais uma vez!
Beijosssss e uma maravilhosa semana
Esse é o nosso Rosemildo!
Lindo poema mais uma vez!
Beijosssss e uma maravilhosa semana
Que coisa linda!
BeijooO*
Olá amigo
O Aníbal estava mesmo apaixonado, para compor uma sonata dessa.
Abração
Poema lindo demais e se você quer saber meu amigo,
de fato eu fui à lua, donde não quero sair nunca mais...
Uma linda tarde pra ti
Bjs
Livinha
Olá meu querido,vc sumiu!!!
Eu sei que me afastei um pouco o fato é q estou trabalhando muito e como ñ estou entrando no blog eu acompanho as atualizações pelos imails que é por onde meus comentários chegam vc entendeu?
Estava com saudades de ti e quanto ao poema eu me sinto assim as vezes em órbita perdida nos meus momentos espaciais rs.
Beijo grande meu querido.
Meu querido amigo
Um poema maravilhoso...não conhecia este poeta, fico sempre mais rica em saber.
Beijinhos
Sonhadora
Poema lindo. Me pareció interesante saber de su autor.
Venir aquí es una manera de aprender a cerca de buenos autores, grandes escritores.
Mi querido Furtado, buen comienzo de semana. Un abrazo muy fuerte,
Andri
Olá amigo Furtado, amei esse poema. Interessante, que ao começar ler o poema lembrei do meu querido Quintana. Só depois vi a influência que o poeta Aníbal recebeu de Quintana. Obrigada por nos trazer poetas como esse. Tudo que diz respeito à Lua, adoro, sabia? Sou apaixonada pela Lua.
Furtado, o que escrevi em relação ao Cruzeiro foi pra mexer com os amigos Wanderley e o poeta Everson. São pessoas ótimas, adoro os dois. Quanto ao Flu, meu marido também é tricolor. Ontem comemoramos muuuito. Meu querido e saudoso pai era vascaíno como você. Também sou vascaína num pedaço do meu coração.
Obrigada por sua visita sempre bem-vinda. Estou aproveitando a minha folga para retribuir a gentileza de amigos.
Um beijo pra você e para sua família.
"A Melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio
de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida"
Um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de Paz,
Amor, Saúde e Amizade.
Bjs
que legal amigo, noite ao luar, doce, romântico, fica com deus.
Amigo, tu és dotado de extremo bom gosto, lindo poema!!! Desejo que você tenha uma linda noite! Deixo carinhos pra ti... Bjsss
Lindos versos, eu sou uma apaixonada pela lua ela é divina, linda de mais em todas as suas fases.
Beijos
Postar um comentário