segunda-feira, 22 de junho de 2020

Ciúme de Cabra macho.


CIÚME DE CABRA MACHO

Ói aquí sô Zé Mané,
Num brinque cum fôgo não.
Muié di macho né pra quem qué,
Nem pra vagabundo não.
Dêxe in paz minha muié,
Ô vai pará nu caxão.

Já num tô gostando nada,
Do seu jeitim de oiá.
Cum essa cara safada,
Quando óia ela passá.
Cuidado ca tua vida,
Sinão o páu vai cantá.

Já tô ficando arretado,
Já tô pensando em bestêra.
Dêxe di ficá assanhado,
Que sinão vai dá zunzêra.
Pru que pra cabra safado,
O que eu tenho é pexêra.

R.S. Furtado

12 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Bom dia de paz, Rosemildo!
Aqui, no Nordeste, é tipico da região um linguajar assim e gosto muito,pois lembra pureza do povo do sertão.
Tenha dias abençoados!
Abraços fraternos de paz e bem

" R y k @ r d o " disse...

Os dialectos,bem como, as formas diversas de usar o vocabulário linguístico, são maravilhosos. Adorável e sedutor poema.
.
Tenha uma segunda-feira de Paz e Bem
Cumprimentos

chica disse...

Mas bah,TCHÊ!!! Adorei o linguajar e eta cabra ciumento! Te mete,rs abração, linda semana,chica

Lua Singular disse...

Oi Rosemildo
Meu marido tem um ciúme doentio, mas ele sabe com quem se casou.
Êta cabra macho
Beijos no coração
Lua Singular

Azka Kamil disse...

awesome article guys :)

Elvira Carvalho disse...

Gostei do poema, num dialecto engraçado. O que não acho nada engraçado são os ciúmes, nem acho que os ciúmes sejam sinal de macheza. Para mim são sinal de insegurança.
E os ciúmes matam. Em Portugal, mais de 70% por cento dos homens que matam as mulheres são doentiamente ciumentos.
Abraço e saúde

Ana Bailune disse...

Quem tiver ouvidos para ouvir, que ouça!

CÉU disse...

Oi, amigo Rosemildo!

Tudo bem com você e família? Por aqui, lentamente.

Você está postando de 15 em 15 dias, já reparei, e eu de mês a mês por falta de tempo.

Me ri a valer com esse linguarejar do nordeste, talvez. O homi é ciumento e não admite que outros olhem para sua mulher e a cobicem. Se fizerem isso, vão para o caixão, ou seja, ele termina com a vida deles. Que ciúme doentio e nada inteligente!

Beijos e boa semana.

Jaime Portela disse...

Gostei imenso do seu poema e por vários motivos. Por usar a fala do povo de uma região, por abordar um assunto sério em tom de brincadeira e por conseguir uma excelente estrutura poética.
Bom fim de semana, caro amigo Furtado.
Abraço.

SOL da Esteva disse...

Bela composição num falar bem espelhado em regionalismo.
Lindo! Parabéns.

Abraço
SOL

Tais Luso de Carvalho disse...

rssssss, muito bom esse linguajar, pelo que sempre escutei está perfeitamente fiel!
Gostei muito de ler, o ritmo está maravilhoso!
Um feliz fim de semana, Furtado!
Cuide-se! A maré não está pra peixe...

Lua Singular disse...

kkkk

Eta cabra macho!
Cuidada mulher
Você vai parar no caixão
Beijos
Lua Singular