segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Ao Papai Noel.


Ao Papai Noel.

Sabe Papai Noel, eu não ia escrever não. Sabe por quê? Porque eu tava com raiva do senhor. É! Tava mesmo. Eu ainda estou, mas, só um tiquito de nada. Todo ano eu esperava um presente e nunca ganhava nada. O último ano, como eu não tinha sapato, – disseram que o senhor só botava o presente no sapato – aí eu botei o sapato velho de pai. Foi um sapato que ele achou no lixo. É que pai vive catando lixo. No dia que os carros passam, ele sai bem cedinho, que é pra catar o lixo antes do carro passar. O povo sempre bota o lixo pra fora de noite porque o carro não tem hora pra passar no outro dia. Mãe disse que o senhor não botou o presente, porque o sapato tava furado e fedendo ao chulé de pai. Mãe num trabalha por causa da minha irmã pixitita, mas ela ajuda pai a separar o lixo. Ela só sai de tarde, porque vai na casa duns ricos que moram aqui perto. Tem uma empregada lá, que junta os restos de comida que ficam nos pratos, bota numa lata, e dá pra mãe trazer pra gente comer. Sabe Papai Noel, teve um ano que eu tava com tanta raiva, que eu desejei que desse um vento bem forte, e derrubasse a tua carrocinha com os presentes aqui bem pertinho do viaduto. Ah! Eu nem falei! É que a gente mora embaixo dum viaduto no caminho que vai pra cidade. Será que não dá pra o senhor trazer uns presentinhos aqui pra gente. Quando eu digo pra gente, é porque aqui embaixo do viaduto tem outras famílias e tem muitos meninos. O senhor pode fazer o seguinte: ao invés de dar os brinquedos novos aos ricos, o senhor troca pelos velhos, e guarda pra trazer pra gente. Ah! Se o senhor trouxer os presentes, veja se dá pra trazer pão também, a gente aqui, sempre vai dormir com fome, mas, como vai ser no Natal, a gente poderia comer, pelo menos, um pedaço de pão.

Eu acho que vou parar por aqui. Quem está escrevendo esta carta é uma amiga minha que trabalha aqui num posto de saúde. Como agora não tem médico, nem medicamento, nem equipamento, também não tem ninguém pra ela atender. Aí, eu falei pra ela que se eu soubesse escrever, eu escreveria uma carta para o Papai Noel pra pedir um presente. Foi quando ela pegou uma folha do caderno dela e mandou que eu falasse o que eu gostaria de lhe dizer. Pois é Papai Noel, já estou com nove anos e ainda não sei ler nem escrever. Todo dia mãe me manda rezar pra ver se as coisas melhoram. Reza meu filho! Reza e pede a DEUS, pra ver se os homens deixam de roubar, criam vergonha na cara, e melhoram a situação do povo. A escola fica muito longe daqui do viaduto, também, eu não tenho nem lápis, nem caderno, e nem também, roupa e sapato. Sim! Ia esquecendo! Tem também a minha irmã pixitita. Quando ela está dormindo, eu também ajudo pai a separar o lixo e quando ela está acordada, eu tenho que tomar conta dela quando mãe ajuda pai ou precisa sair pra pegar os restos de comida ou a água numa pracinha aqui perto.

Será que o senhor não vai esquecer? Olha! Eu não vou mandar um beijo pra o senhor, porque eu não escovei os dentes. Eu nem tenho escova! Sabe como é pobre né?

Um abraço,

Palito (esse é meu apelido porque sou muito magro, e também, porque pobre não tem nome).

MEUS QUERIDOS AMIGOS!

O Natal chegou, e com ele as festas, as alegrias, e acenderam-se as esperanças de muitos, quanto à obtenção de dias melhores. Aproveitamos a oportunidade, para agradecer a todos, indistintamente, pelo apoio e pelo carinho dedicado aos nossos Arte & Emoções e Literatura & Companhia Ilimitada, não só aos nossos queridos e leais amigos seguidores, como também, àqueles que nos visitaram durante o ano de 2019, pois temos certeza de que sem esse apoio jamais teríamos chegado aonde chegamos. Não sei se será pedir demais, mas, gostaríamos de continuar contando com esse valiosíssimo apoio, por tratar-se do nosso principal fomento e a razão maior da nossa existência. Aproveitamos também para apresentar nossas desculpas, caso tenhamos, mesmo inadvertidamente, cometido algum erro. A partir de hoje, faremos uma pequena pausa para descanso, repor as energias e concatenar as ideias, e somente retornaremos em 2020, ocasião em que atualizaremos as nossas visitas.

Pedimos ao nosso DEUS misericordioso que cubra com seu manto todo o universo, abençoe e proporcione a todos os viventes de um modo geral, um Feliz Natal e que o ano de 2020, seja de muita paz, amor, saúde e felicidades, e que o homem adote como prioridades, o amor, a compreensão, a harmonia e a solidariedade para com o seu semelhante, e assim, possamos ter um mundo mais justo e mais humano.

Muitíssimo obrigado e até 2020.

“QUE DEUS SEJA LOUVADO!”

R.S. Furtado.

26 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Uma carta que dói ler. Porque todos sabemos que há milhões de pessoas a sobreviver (não me atrevo a dizer, viver" assim.) E tanto dinheiro gasto em armas, que só levam à morte e destruição. E tanta indiferença dos governantes.
E tanta culpa nossa que não os sabemos eleger. E pensar que oito por cento da população tem meios suficientes para acabar com a fome e miséria do planeta.
Que Deus tenha piedade desta pobre humanidade e nos ajude a mudar de rumo.

Abraço e Um Santo e Feliz Natal

Marina-Emer disse...

Con mi recuerdo para ti y cariño , te deseo unos felices días de fiestas Navideñas .Por muchos años amigo y un gran abrazo.

chica disse...

Uma cartinha que nos emociona... Há tanto a pedir ao Pai Noel!!!

Agradeço os votos e desejo todas alegrias e felicidades pra ti e teus nesse Natal e que em 2020 continuemos por aqui, sempre com alegria e espontaneidade , junto claro, de muita saúde! abração, chica

CÉU disse...

Olá, amigo Rosemildo!

Uma carta comovente, sem dúvida, mas quero pensar que isso sucedeu há uns anos.

Boa pausa, feliz natal e um excelente ano novo. Até 2020.

Beijos e um abraço com carinho.

Luján Fraix disse...

Felicidades amigo.
Gracias por visitarme, tanto tiempo!!!

Te deseo lo mejor para ti y tu familia.
Muchos abrazos

Andradarte disse...

Obrigado Amigo Furtado.Que 2020,seja mais justo
e mais humano....e que a Paz nos venha visitar, pois
o Mundo está um CAOS....
Um Santo Natal para si e todos os seus.

Lua Singular disse...

Oi Furtado,
O Mundo sempre esteve em caos, os poderosos nas suas Ceias de Natal riem dos pobres que não têm o que comer.O Mundo sempre foi assim e nunca mudará: a segregação do mais pobres, dos pedintes, do negros É uma segregação que me enoja e assim vamos tocando o barco com pouca água.
Que você se alimente sempre das suas poesias lindas!
Que todos os Natais cheguem nos menos afortunados, cada um fazendo a sua parte e que o meu desejo é que haja comida boa na mesa simples dos pobres e que não precisem procurar comida no lixão.
A única esperança será um outro MUNDO.
Beijos no coração
Lua Singular

Diná Fernandes disse...

Boa noite Rosemildo,

Uma carta expressando a realidade de tantos. Que possamos agradecer e clamar para que o espírito natalino perdure nos corações e as boas ações possam suprir aqueles menos favorecidos. Sabemos do esbanjamento nas mesas fartas e da carência na mesa do pobre, quem dera um basta nessa desigualdade.

Votos de umA FELIZ E ABENÇOADA NOITE DE NATAL pra ti e todos os teus.

Abração de Boas Festas.

Artes e escritas disse...

A ler e escrever até mesmo as igrejas ensinam na escola dominical. Eu concordo que Jesus Cristo é mais importante que a figura do papai Noel e, que através do fato de não misturar Deus com uma situação financeira possibilita o desenvolvimento pessoal. Aí encontra-se um diferença bastante interessante, que é não se elogiar a pobreza como virtude, embora os pobres de espírito sejam bem-aventurados porque recebem o reino dos céus. Uma das questões discutidas na igreja é essa bem-aventurança sobre os pobres de espírito porque Jesus veio ao mundo para trazer vida e vida com fartura e alegria e pensamos que é certo orar para que haja esse desenvolvimento pessoal e financeiro dos irmãos desfavorecidos pela sorte. Essa é a verdade de Cristo, que nasceu e morreu para que todos estejam livres do sofrimento que o pecado traz. É preciso crer.O Natal não pode ser considerado uma festa de descontos e promoções, mas de levar esperança àquele que sofre, seja por problemas espirituais ou físicas (doenças), ou quaisquer necessidades. Feliz Natal e Próspero Ano Novo. Um abraço, Yayá.

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Um belo e comovente texto amigo Rosemildo, gostei.
Um abraço e boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Vanessa Casais disse...

Esta carta toca o nosso coração. Obrigada pela partilha.

Aproveito para desejar um Feliz Natal e para convidar a ler o conto de Natal que partilhei lá no blog https://primeirolimao.blogspot.com/

Bjs,
Vanessa Casais

Tais Luso de Carvalho disse...

Meu Deus, que carta, meu amigo, saio daqui com um nó na garganta! Quanta injustiça existe nessa vida, e aquela gente lá no centro roubando feito loucos! Uma carta feita para o Natal, sem dúvidas.
Também agradeço você pela linda interação durante o ano que vai dando adeus e creio que não deixará saudades. Que você descanse e que tenha um lindo Natal junto aos seus! Todos voltaremos renovados, sim.
Até 2020, querido amigo, obrigada!
beijo

Edum@nes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edum@nes disse...

Há sempre uma desculpa, para não ajudar quem mais precisa de ser ajudado. É por causa dessas e outras, que eu não acredito em certas lamúrias. Como sejam os presentes de Natal. Quando eu era criança, o Menino Jesus, agora chamado de Pai Natal. Passava sempre ao lado com os presentes sem sequer deixar um presente para mim junto à lareira. Como diziam que descia pela chaminé, eu acreditava. Mas, por nunca lá ter deixado um presente para mim. Deixei de acreditar!

Aproveito para desejar um Feliz Natal, para si e para os seus familiares, caro amigo Furtado. Um abraço.

Jaime Portela disse...

Uma comovente carta ao Pai Natal.
Que infelizmente poderia ter sido escrita por milhões de crianças a viver na pobreza absoluta.
Caro Furtado, um bom fim de semana.
E um Feliz Natal.
Abraço.

Daniel Costa disse...

Furtado, como bastante emotivo que sou, logicamamente que me emocinei muito. Ainda por cima, o Natal, para mim, é sempre um período mais de meditação, mais pelo que a tua bela criação literária, bastante pertinente, representa.Enfim! Bom e Feliz Natal, o melhor que posso desejar aos amigos.
Abraço.

SOL da Esteva disse...

Manifesta tristeza neste "reclamar" do Pai Natal. Tristeza com sentido e razão.
Te agradeço tudo o que manifestas e te auguro um Santo e Feliz Natal.

Abraço
SOL

Maria Rodrigues disse...

Uma carta que toca fundo no nosso coração. Infelizmente a realidade é poucos com muito e muitos sem nada.
Meu amigo, desejo-lhe um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde, alegria, paz e amor.
Um grande abraço

Mariazita disse...

Uma passagem muito rápida apenas para dizer:
Obrigada por me ter acompanhado durante todos este tempo que passámos juntos, visitando-nos mutuamente.
Que o seu Natal tenha sido muito bom e o próximo ano seja espectacular!
FELIZ ANO NOVO.

Desejo bom Fim-de-semana
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

A Casa Madeira disse...

Oi Furtado;
Boa entrada de ano.
Abraços!

Edum@nes disse...

Em paz, com saúde e alegria, caro amigo Furtado, para si, bem como para a sua família desejo FELIZ ANO NOVO. Um abraço.

CÉU disse...

Olá, amigo!

Espero que seu natal e virada do ano tenham sido bons e que suas férias estejam decorrendo o melhor possível.

Por aí, calor, aqui, mto frio.

Fico aguardando a sua chegada.

Beijos e dias bem felizes.

Diná Fernandes disse...

Olá Rosemiro, td bem?

Senti uma dor no coração lendo a carta, pois sei o quanto são verdadeiras as palavras nela expressa, é comovente e chocante, saber e perceber da indiferença dos abastados, das comilanças natalinas , do lixo gordo e nada pra quem precisa de um grão de arroz sequer.Só verdades amigo e verdades que doem demais!

Abração

Kim She nee disse...

Many Thanks for the shared this informative and interesting post with me.
Slither 2020| facepunch io 2020| io games 2020| slither 2020 apk| Evowars io 2020| Slither io mods 2020| krunker 2020

Roselia Bezerra disse...

Boa tarde de paz interior, amigo Rosemildo!
Foi com muita gratidão que vi seu link no blog da amiga Chica.
Tinha sentido já sua ausência no mundo dos blogs.
Infelizmente, com a correria de fim de ano e férias, não passei ainda por aqui para lhe desejar um ano de 2020 cheio das bençãos de Deus. Creio que ainda seja tempo, estamos apenas seu início.
"Palito" é uma brincadeira com que assinou seu post, pois têm nome todos os filhos muito amados de Deus sim.
E você é único para Ele.
O texto aqui postado é a realidade de muitos... Ainda mais depois das chuvas de janeiro por alguns Estados brasileiros...
Parabéns pela sua sensibilidade octogenaria, amigo!
Tenha dias abençoados e felizes!
Abraços fraternos de paz e bem

CÉU disse...

Olá, Rosemildo!

Tudo bem com você? E as férias, o repouso está sendo bom? Por aqui, mto frio e dias cinzentos.

Foi com prazer que vi num dos blogs da Chica o seu link, e até pensei que já tinha regressado aos seus blogs, mas eu sei que no Brasil, o ano começa mesmo é em março-rs rs rs.

Meu blog hoje é aniversariante. Gostava de o ver na "festa" dele, mas entendo sua ausência.

Beijos e continuação de dias felizes.