Olavo Roemer
VELOCIDADE DO SOM E DA LUZ
1697 – Olavo Roemer, astrônomo e físico dinamarquês, nasceu em Aarhus em 1664 e faleceu em Copenhague em 1710, é o primeiro cientista do mundo que determina a velocidade do som, medindo o tempo decorrido entre a visão de uma explosão produzida na Praça de Grève e o momento em que aquela se ouviu em Chatllon. Mede também a velocidade da luz ao valor de 308.000 Kms por segundo. Esta cifra espanta os sábios modernos, pela sua precisão relativamente matemática, considerando-se a aparelhagem grosseira de que se utilizou. Forneceu, portanto, aos astrônomos uma unidade de medida para o Universo: o espaço que a luz percorre num ano é 60 X 60 X 24 X 365 X 300.000 Kms ao todo dez bilhões de quilômetros. A esta extensão dá-se o nome de Ano-Luz.
Esta velocidade é tão grande que um avião, viajando com tal rapidez, poderia dar a volta à Terra, pelo Equador, em menos de um sétimo de segundo, isto é, não muito mais do que o tempo gasto em um piscar de olhos. Outro fato importante observado nestas primeiras investigações, e que estava destinado a representar importante papel na teoria atômica, era a formação de espectro da cor do arco-íris quando um raio de luz branca passava através dum prisma triangular. A luz branca se dividia numa série de cores, que começava com vermelho numa extremidade. Transmudava-se gradualmente em alaranjado, amarelo, verde, azul, anilado e roxo. Esta experiência devia finalmente tornar-se a base do espectroscópio, instrumento indispensável ao químico e ao físico.
Nota: Este trabalho é o resultado de pesquisas realizadas pelo ilustre professor Elias Barreto, e publicado pela Enciclopédia das Grandes Invenções e Descobertas, edição de 1967, volume 2, página 187.
3 comentários:
Super interessante isso meu amigo,,,abraços de bom dia pra ti.
Agradavel. Didático. Muito bom.
Um abraço
Olá meu caro furtado!Vir aqui é sempre sinÔinmo de conhecimento e aprendizagem!
Uma ótima quarta-feira!
beijossss
Postar um comentário