domingo, 20 de dezembro de 2009

Argumento de defesa.

http://eupensando.blogspot.com/uploaded_images/bastos_tig_concurso-745324.jpg

ARGUMENTO DE DEFESA

Disse alguém, por maldade ou por intriga,
que eu de Vossa Excelência mal dissera;
que tinha amantes, que era “fácil”, que era
da virtude doméstica, inimiga.

Maldito seja o cérebro que gera
infâmias tais que, em cólera, maldigo!
Se eu disse tal, que tenha por castigo
o beijo de uma sogra ou de outra fera!

Ponho a mão espalmada na consciência
e ela, senhora, impávida, protesta
contra essa intriga da maledicência!

Indague a amigos meus; qualquer atesta
que eu acho e sempre achei Vossa Excelência
feia demais para não ser honesta...

Bastos Tigre.

Manoel Bastos Tigre nasceu no Recife em 12 de março de 1882 e estudou no Colégio Diocesano de Olinda, onde compôs seus primeiros versos e criou um jornalzinho humorístico, O Vigia. Freqüentou a Escola de Engenharia de seu estado, da qual se transferiu para o Rio de Janeiro: diplomou-se em 1906. Esteve na Europa, nos Estados Unidos; de regresso, exerceu engenharia e depois se fez bibliotecário, no Museu Nacional e na Universidade do Brasil. Ao mesmo tempo, trabalhou na imprensa (desde 1902 no Correio da Manhã), no rádio, em publicidade. Faleceu no Rio de Janeiro, em 02 de agosto de 1957.

Fonte: “Poesia Parnasiana-Antologia” Edições Melhoramentos – 1967.

11 comentários:

Sonia Schmorantz disse...

Natal...
É o mês de confraternização
Agradecimento pela vida
Bênçãos ao filho de DEUS
União, amor, reflexão!

Que o bom velhinho traga um saco cheinho de paz,
harmonia, fraternidade
Que o gesto de ternura se estenda de várias mãos
Que ao som dos sinos
O amor exploda em toda direção!

FELIZ NATAL!
UM ANO NOVO DE FÉ E SUCESSO!

Sonia Parmigiano disse...

Rosemildo,

Gosto muito deste "argumento de defesa" de Bastos...Ele dá margens a várias interpretações...
Ótima escolha como sempre!!

Tenha um bom Domingo meu amigo!!

Beijos,

Reggina Moon

chica disse...

Lindo argumento! abraços e lindo domingo!chica

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Rosenildo
Adorei esse Argumento de Defesa. Parabéns pela escolha.
Abração

Anônimo disse...

Meu querido amigo,
vim te desejar um Feliz Natal e um ano novo cheio de realizações.
Muito obrigada por todo seu carinho lá no blog.
É muito bom ser sua amiga.
Bjs.

Unknown disse...

Inteligentemente poetico e criativo. Taí gostei!
Ano esse de sua morte, enquanto outros nascia... faz parte, uns indo, outros vindo, congestionamento do infinito, que travessia!
Não o conhecia.

Feliz semana meu amigo e um Natal cheinho de boas aventuranças, na serenidade de Jesus...

Bjss
Livinha

Otelice disse...

Li e gostei.
Parabéns ao autor, parabéns ao editor.
Um grande abraço.
Feliz Natal!

Amar sem sofrer na Adolescência disse...

Querido Rosemildo, passei por aqui para me encantar com suas palavras e te deixar o meu abraço e o desejo de uma linda semana.
Bjs

ANTOLOGIA POÉTICA disse...

Obrigada meu amigo pela visita.
Tem um mimo la no cantinho......busque-o.

Atrevo-me ainda,
A escrever sonhos na areia,
Sei o mar os vai levar,
Mas vai que um dia
Alguém os encontre!

Santaroza


Belíssima semana de Natal! Besoooos

Ira Buscacio disse...

Furtado,
Que maravilha de postagem. Adorei! Não conhecia esse autor. Fantástico.
Quero te desejar um grande Natal e um 2010 cheio de amor e belos posts.
Bjs

Antònio Manuel disse...

Caro:

Furtado:

Belo texto!

Parabèns

Ponho a mão espalmada na consciência

e ela, senhora, impávida, protesta

contra essa intriga da maledicência!


Indague a amigos meus; qualquer atesta

que eu acho e sempre achei Vossa Excelência

feia demais para não ser honesta...


*****

Tenha um Feliz e Santo Natal e Boas entradas no Novo Ano chèiu de Saude e muita Pàz e Amor

Grande Abraço

Antònìo Manuel