terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Súcubo.


 
SÚCUBO

Desde que te amo, vê, quase infalivelmente,
Todas as noites vens aqui, E às minhas cegas
Paixões, e ao teu furor, ninfa concupiscente,
Como um súcubo, assim, de fato, tu te entregas...

Longe que estejas, pois, tenho-te aqui presente.
Como tu vens, não sei. Eu te invoco e tu chegas.
Trazes sobre a nudez, flutuando docemente,
Uma túnica azul, como as túnicas gregas...

E de leve, em redor do meu leito flutuas,
Ó Demônio ideal, de uma beleza louca,
De umas palpitações radiantemente nuas!

Até, até que enfim, em carícias felinas,
O teu busto gentil ligeiramente inclinas,
E te enrolas em mim, e me mordes a boca!

Emiliano Perneta

Emiliano David Perneta (Pinhais, 3 de janeiro de 1866 – 21 de janeiro de 1921).

Nascido em um sitio de Pinhais, na zona rural de Curitiba, incorporando ao sobrenome um apelido de seu pai.

Considerado maior poeta paranaense, começou influenciado pelo parnasianismo. Foi abolicionista, tendo feito palestras em defesa dos ideais libertários. Publicou artigos políticos e literários, assim como passou a incentivar, em Curitiba, a leitura do escritor Baudelaire, fato marcante para o surgimento do simbolismo no Brasil.
 
Publicou seus primeiros poemas em O Dilúculo, de Curitiba, em 1883. Mudou-se para São Paulo em 1885, onde fundou a Folha Literária, com Afonso de Carvalho, Carvalho Mourão e Edmundo Lins, em 1888. No mesmo ano publicou as obras poéticas Músicas, de versos parnasianos, a Carta à Condessa D'Eu. Foi também diretor da Vida Semanária, com Olavo Bilac, e colaborador do Diário Popular e Gazeta de São Paulo. Leia mais aqui: 

Visite Também: 

4 comentários:

irene alves disse...

Amigo hoje venho especialmente
desejar-lhe a si e sua Família
um Feliz Natal.
Bj.
Irene Alves

irene alves disse...

Amigo hoje venho especialmente
desejar-lhe a si e sua Família
um Feliz Natal.
Bj.
Irene Alves

Smareis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Smareis disse...

Olá Furtado!

Hoje passei exclusivamente para agradecer o carinho, à amizade, e a tua presença nesse ano de 2013 no meu blog. O meu desejo é que em 2014 possamos estar juntos novamente.
Desejo um abençoado Natal pra você e toda a sua família. Que os dias do Ano Novo sejam uma seqüência de profundas realizações e vitorias com fartas colheitas chegando a seus campos, e belas flores surgindo em seus jardins.

Feliz Natal e Próspero 2014!
Um beijo de carinho em teu coração!