quarta-feira, 17 de julho de 2013

Vacina contra varíola.


VACINA CONTRA VARÍOLA 

1796 – (1.º de julho) Edward Jenner descobre a vacina contra a varíola. É natural de Glancestershire (Inglaterra) (1749-1823). Diplomou-se em Medicina em Londres. Em maio de 1796 Jenner viu a mão de Sarah Nelmes – uma vendedora de leite, que aparecera com pústulas no pulso, no dedo indicador e na base do polegar, apanhadas duma vaca infectada. A 1.º de maio de 1796 Jenner recolheu a matéria dessas pústulas e inoculou-a no braço de um menino, James Phipps, através de duas incisões superficiais. No sétimo dia, James apareceu com os gânglios das axilas enfartados e uma erupção no local das incisões – restabelecendo-se em seguida. A 1.º de julho do mesmo ano Janner inoculou na pele do mesmo James Phipps a matéria infecciosa extraída da pústula dum doente de varíola e nenhuma doença se manifestou. Alguns meses mais tarde, o menino foi novamente inoculado com a matéria variolosa, sem que nenhum efeito sensível se produzisse em sua constituição. Eis aí, em poucas palavras, toda a contribuição de Jenner para a medicina moderna.
Edward Jenner

Era uso comum no Oriente as pessoas sãs se deixarem infetar propositadamente por um doente de varíola, quando esta aparecia de forma benigna, a fim de evitar um contágio futuro de caráter maligno; essa prática introduziu-se na Europa, no século dezoito. Em 1796 o médico Jenner descobriu, portanto, um método mais seguro de proteção: há, nas vacas, uma doença semelhante à varíola, e Jenner verificou que, se uma pessoa fosse inoculada com o vírus das pústulas das vacas, contraia a moléstia sob forma relativamente inofensiva, que não era contagiosa e que a deixava imune contra a varíola. Aparentemente, as duas enfermidades – a da vaca e a do homem – são devidas a germes de diferentes virulências; tal é o princípio da vacina (a palavra vem do latim vaccina, que quer dizer 'de vaca'), tal como vigora hoje em dia”.

Nota: Este trabalho é o resultado de pesquisas realizadas pelo ilustre professor Elias Barreto e publicado pela Enciclopédia das Grandes Invenções e Descobertas, edição de 1967, volume 02, páginas 287/288.

Visite também:



7 comentários:

chica disse...

Bela pesquisa e importante descoberta dessa vacina! ABRS. Praianos,chica

Smareis disse...

Uma descoberta importante e valiosa, foi a vacina contra Varíola. Uma excelente pesquisa do professor Elias Barreto. Edward Jenner merece ser aplaudido de pé com essa descoberta da vacina.
Obrigada por compartilhar meu amigo.

Deixo um grande abraço!

Livinha disse...

Excelente postagem meu amigo
e por tal veja uma informação
preciosa da origem de determinada ciência.
Bem haja dizer que a leitura é coisa sagrada e feliz de quem adentra esse universo grandioso cultural, onde nos torna cientes de tudo um pouco.

Gostei muito Furtado

Deixando o meu abraço

Livinha

Anônimo disse...

Un descubrimiento que revoluciona la medicina sin dudas... cuantas enfermedades han sido erradicadas hasta el día de hoy gracias a la invención de vacunas.
Excelente artículo, te dejo un fuerte abrazo.
Bella noche!

Evanir disse...

Agradeço a Deus cada laço de amizade ,
que eu criei nesse mundo.
Hoje desfruto do amor e
da bondade de vocês.
Deus esteja sempre contigo
nessa caminha longa das nossas vidas.
Um abençoado final de semana,
beijos e meu carinho hoje e sempre ,Evanir.
Amigo sua postagem foi de grande valia.

Tais Luso de Carvalho disse...

Ótima postagem, agradeço a partilha. Fiquei sabendo aqui...
Grande abraço, Rosemildo.

Maria Alice Cerqueira disse...

Prezado Amigo, vim agradecer sua visita ao meu recanto! Muito obrigado!
Fique com Deus!
Maria Alice