sexta-feira, 12 de julho de 2013

A Assembleia dos ratos.


A ASSEMBLEIA DOS RATOS

Um gato, de nome Faro-Fino, deu de fazer tal destroço na rataria duma casa velha, que os sobreviventes sem ânimo de sair das tocas, estavam a pique de morrer de fome.

Tornando-se muito sério o caso, resolveram reunir-se em assembleia para o estudo da questão.

Aguardaram, para isso, certa noite em que Faro-Fino andava aos mios pelo telhado, fazendo sonetos à lua.

Acho, disse um deles, que o melhor meio de nos defendermos de Faro-Fino é lhe atarmos um guizo no pescoço. Assim, mal se aproxime a fera, o guizo a denuncia e pomo-nos ao fresco a tempo.

Palmas e bravos saudaram a luminosa ideia. O orador foi abraçado e gabado como o maior talento da geração e, posto a votos, foi o projeto aprovado com delírio. Só votou contra um rato casmurro e muito positivo, o qual, pedindo a palavra disse:

Está tudo muito direito. Mas quem amarra o guizo no pescoço de Faro-Fino?

Silêncio geral. Um desculpou-se por não saber dar nó. Outro porque não era tolo. Todos, porque não tinham coragem. E a assembleia dissolveu-se no meio de geral consternação.

Moral da história: DIZER É FÁCIL; FAZER É QUE SÃO ELAS!

Monteiro Lobato   

Visite também:

11 comentários:

Livinha disse...

Olá meu amigo

Dizer antes de mais nada dos meus sentimentos quanto ao seu irmão, o que faz parte da vida, alguns chegam outros muitos vão e o congestionamento entre viagens se presta no espaço em cumprimento da missão. Faz parte né não? Uma coisa eu digo: Mesmo sabendo da dita normalidade, nunca haverei de me conformar, deveria ser algo de diferente, mas para o juizo isto não existe e como tudo que ele faz é certo, então deixa-me calar.

Qto aos ratinhos, bom idéias não falta para exterminar as pragas, mas coragem quem a tem? Tudo é lindo em beirais de reunião, mas fazer? ninguém.

É isto aí.

Votos de que o teu coração esteja em paz e na venturança teus familiares também...

Beijinhos

Livinha

Wanderley Elian Lima disse...

É sempre assim, é só assumir o poder viram de lado, e passam a ser ditadores.
Abraço

Evanir disse...

A coisa mais linda que Deus fez em mim,
foi minha capacidade de amar essa força só me trás esperança
é minha razão de lutar e vencer cada obstáculo , que surgir em meu caminho.
Com certeza não saberei explicar o jeito
maravilhoso do tratar de Deus comigo.
Que , esse final de semana seja abençoado ,
que grandes feitos você consiga realizar .
Que , seu caminho seja repleto de luz e
e esperança .
Que , nada venha atrapalhar seus sonhos
e se torne a em doce realidade .
Quero , agradecer o carinho , que recebo de você
de todo coração.
muita paz para seu coração.
Beijos e afagos na sua Alma.
Carinhosamente sua amiga pra sempre ,Evanir.

Anne Lieri disse...

Me lembrou o Congresso Nacional!...rss...ótima moral nessa fábula!bjs,

Zilani Célia disse...

OI ROSEMILDO!
E ASSIM É.
POR ISTO QUANDO VEJO ALGUÉM EM DIFICULDADES SENDO CRITICADO POR OUTREM, É EXATAMENTE O QUE DIGO,FALAR É FÁCIL...
BOA HISTÓRIA.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/

Sonhadora (RosaMaria) disse...

Meu amigo

Passando para deixar um beijinho e desejar um bom fim de semana.

Sonhadora

Cristina disse...

Un relato excelente! Mil gracias por pasar y dejar tu bello comentario.

Te dejo un fuerte abrazo, buen fin de semana!

Lídia Borges disse...


Uma fábula pertinente, sempre atual.

De facto o fazer fica sempre uns passos adiante do dizer.

Um beijo

✿ chica disse...

BEM LEMBRADA E SEMPRE APROPRIADA! abração praiano,chica

ReltiH disse...

EXCELENTE, PARA REFLEXIONAR.
UN ABRAZO

Cristina disse...

Gracias por buenos deseos, yo también te deseo un óptimo fin de semana!

Abrazos miles.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...