terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Fundação da Anatomia Humana Científica.

Andreas Versalius

FUNDAÇÃO DA ANATOMIA HUMANA CIENTÍFICA 

1543 – Andreas Versalius (1514-1564) funda a Anatomia Humana Científica. Nasceu em Bruxelas. Estudou Medicina na Universidade de Louvain. Por esse tempo a intolerância religiosa considerava sacrilégio dissecar um corpo humano. Quem o fizesse seria conduzido às fogueiras da Inquisição. E Versalius tinha sede de conhecimentos. Que fez? Viu ele que muitos cadáveres, dos condenados à forca, se encontravam dependurados nas árvores dos campos. Alguns, as aves já haviam devorado as carnes e permaneciam somente em ossos. Altas horas da noite Versalius ia aos campos recolher esses ossos, uni-los, estudá-los, fazer desenhos e anotações, até concluir sua obra, denominada: Estruturas do Corpo Humano, publicada nesse ano de 1543. Versalius apresenta essa obra com 750 desenhos, incluindo todos os ossos, o coração, os pulmões, o fígado, os rins, o cérebro, os vasos sanguíneos, os nervos. Fundou toda a Anatomia em novas bases, corrigindo muitos erros do passado e baseando toda a Ciência na observação direta. Portanto, foi nomeado professor de Anatomia da Universidade de Pádua. 

Nota: Este trabalho é o resultado de pesquisas realizadas pelo ilustre professor Elias Barreto, e publicado pela Enciclopédia das Grandes Invenções e Descobertas, edição de 1967, volume 1, páginas 116/119.

Visite também:

7 comentários:

chica disse...

Vim deixar um abração, desejando lindo dia!chica

Everson Russo disse...

Um belo dia pra ti meu amigo...abraços.

Pelos caminhos da vida. disse...

Nessa época festiva, nos tornamos mais sensíveis e suscetíveis a reconhecer o valor das pessoas, por isso aproveito a ocasião para agradecê-lo por sua amizade.

A amizade é uma dadiva e não um presente, Papai Noel, árvore ou ceia que supere isso.
Nesse Natal, desejo-lhe tudo de mais belo e verdadeiro.

Que sua família esteja unida como manda o verdadeiro espírito Natalino e que nossa amizade se perpetue por muitas e muitas festas como essa.

O Natal é tempo de paz, amor e esperança e eu não poderia viver esses sentimentos sem compartilhá-los com você.

Feliz Natal, próspero Ano Novo e tudo de muito bom.

beijooo.

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Meu querido amigo

Hoje passando para agradecer o carinho de sempre e oferecer uma fatia de bolo de aniversário...embora virtual é de coração.

Um beijinho com carinho
Sonhadora

Hana disse...

Amigo, eu tenho vindo em todos os posts, mas não conseguia entrar para comentar, poxa qu epena, mas em fim hoje consegui aff!!!!
Quanto ao seu post uma super coragem deste sábio homem, incrível né amigo, como grandes personalidades estão dormente na mente de estudantes, a gente mesmo desconhece um ser humano tão maravilhoso!
Com carinho
Hana

Anônimo disse...

INTERESANTE, IMPORTATANSIMO POST.
UN ABRAZO HERMANO

Severa Cabral(escritora) disse...

Meu amigo,meu vizinho!
Estou aqui para desejar um noite iluminada para que seu amanhecer seja de paz...
Bjssssssssssss