quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O sonâmbulo.


O SONÂMBULO 

Certo indivíduo conhecido como vivedor, aboletou-se no caminho de sua vida, no solar dum homem bonacheirão e abastado, que lhe abrira as portas para um descanso ligeiro. 

Nos primeiros dias, o dono suportou galhardamente o hóspede, oferecendo-lhe o melhor trato, fornecendo-lhe a melhor cama, o melhor vinho, os melhores charutos. Passada, porém, a primeira quinzena, começou a pensar em um meio, que não fosse grosseiro, de livrar-se do importuno, e achou-o.  

Tinham os dois acabado de almoçar e repousavam, lendo jornais e fumando “havanas”, à sombra das árvores. De repente, o hospedeiro recosta-se pesadamente na cadeira, cerra os olhos, deixa cair a folha e o charuto, simulando um sono profundo. E, como em sonho, principia a falar: 

– “Vejam só que maçada. Esse cavalheiro vem, aloja-se em mina casa, come, bebe, fuma, diverte-se, e nada de entender que sua presença já me está sendo desagradável. Será possível que ele não compreende isso? E soltando um suspiro, pulou da cadeira, esfregando os olhos: 

– “Que diabo. É eu dormir depois do almoço, vêm-me logo os pesadelos. E que sonho mau que eu tive. Parece até que eu falei alto não? E o outro, que de cenho cerrado prestava atenção a tudo: 

– É exato; você esteve por aí falando; e eu, como vi que se tratava de coisas de sonho, procurei não ouvir para não ser indiscreto. As palavras dos homens só têm valor, mesmo, quando eles as proferem acordados”. 

E o hóspede continuou na casa por mais três anos e quatro meses, isto é, até a transferência da propriedade, comendo do melhor prato, dormindo na melhor cama, bebendo do melhor vinho, fumando os melhores charutos. 

Humberto de Campos 

Visite também: 

7 comentários:

chica disse...

Que bela escolha.Lindo conto! abraços,chica

Everson Russo disse...

Interessante postagem meu amigo....abraços de bom dia pra ti.

Andradarte disse...

Bela narrativa,,,engraçado---
Abraço

Anônimo disse...

Bem engraçado!
Bjs.

Anônimo disse...

Buen relato querido amigo Furtado.

Un abrazo y gracias por tus visitas.

Andri Alba

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Meu querido amigo

Um lindo conto muito bem narrado.

Deixo um beijinho
Sonhadora

Ventania da Noite disse...

Amigo,

Muito interessante seu post.
Ser receptivo não indica que está aberto aos abusos. Ponderação e sabedoria cabe em todo lugar.

Um grande abraço, Furtado
Tenha uma noite de paz

Deus seja contigo