quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O sonâmbulo.


O SONÂMBULO 

Certo indivíduo conhecido como vivedor, aboletou-se no caminho de sua vida, no solar dum homem bonacheirão e abastado, que lhe abrira as portas para um descanso ligeiro. 

Nos primeiros dias, o dono suportou galhardamente o hóspede, oferecendo-lhe o melhor trato, fornecendo-lhe a melhor cama, o melhor vinho, os melhores charutos. Passada, porém, a primeira quinzena, começou a pensar em um meio, que não fosse grosseiro, de livrar-se do importuno, e achou-o.  

Tinham os dois acabado de almoçar e repousavam, lendo jornais e fumando “havanas”, à sombra das árvores. De repente, o hospedeiro recosta-se pesadamente na cadeira, cerra os olhos, deixa cair a folha e o charuto, simulando um sono profundo. E, como em sonho, principia a falar: 

– “Vejam só que maçada. Esse cavalheiro vem, aloja-se em mina casa, come, bebe, fuma, diverte-se, e nada de entender que sua presença já me está sendo desagradável. Será possível que ele não compreende isso? E soltando um suspiro, pulou da cadeira, esfregando os olhos: 

– “Que diabo. É eu dormir depois do almoço, vêm-me logo os pesadelos. E que sonho mau que eu tive. Parece até que eu falei alto não? E o outro, que de cenho cerrado prestava atenção a tudo: 

– É exato; você esteve por aí falando; e eu, como vi que se tratava de coisas de sonho, procurei não ouvir para não ser indiscreto. As palavras dos homens só têm valor, mesmo, quando eles as proferem acordados”. 

E o hóspede continuou na casa por mais três anos e quatro meses, isto é, até a transferência da propriedade, comendo do melhor prato, dormindo na melhor cama, bebendo do melhor vinho, fumando os melhores charutos. 

Humberto de Campos 

Visite também: 

7 comentários:

✿ chica disse...

Que bela escolha.Lindo conto! abraços,chica

Everson Russo disse...

Interessante postagem meu amigo....abraços de bom dia pra ti.

Andradarte disse...

Bela narrativa,,,engraçado---
Abraço

Fatima disse...

Bem engraçado!
Bjs.

Anônimo disse...

Buen relato querido amigo Furtado.

Un abrazo y gracias por tus visitas.

Andri Alba

Sonhadora disse...

Meu querido amigo

Um lindo conto muito bem narrado.

Deixo um beijinho
Sonhadora

♫ ♪ Wilson Miguel ♫ ♪ disse...

Amigo,

Muito interessante seu post.
Ser receptivo não indica que está aberto aos abusos. Ponderação e sabedoria cabe em todo lugar.

Um grande abraço, Furtado
Tenha uma noite de paz

Deus seja contigo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...