terça-feira, 25 de outubro de 2011

Astronomia Nova.

 Johanne Kepler

ASTRONOMIA NOVA 

1609Johanne Kepler, sábio e astrônomo alemão, nasceu em Well (Wurtemberg) e faleceu em Ratisbonn (1571-1630), publica “Astronomia Nova” e expõe uma teoria sobre o planeta Marte, estabelecendo as seguintes leis, que tomaram seu nome e que Newton se aproveitou para deduzir o seu princípio de atração universal: 1.ª) as órbitas planetárias são elipses nas quais o Sol ocupa um dos focos; 2.ª) as áreas descritas pelos raios vectores que unem o centro do Sol ao centro do planeta, são proporcionais aos tempos empregados em descrevê-las e 3.ª) o quadrado dos tempos das revoluções planetárias são proporcionais aos cubos dos eixos maiores das suas órbitas. Quando Kepler terminou a sua maravilhosa obra, deixou aos pósteros uma prova da sua profunda humildade aliada à ciència, na seguinte página: “Antes de deixar esta mesa, sobre a qual fiz todas as minhas pesquisas, nada me resta senão elevar meus olhos e minhas mãos aos céus e endereçar, com devoção, a minha humilde prece ao autor de toda a luz. 

Ó Tu – que pelas luzes sublimes que espalhaste na Natureza, conduzes a nossa vontade à luz de Tua graça, a fim de que sejamos, um dia, arrebatados pela luz eterna de Tua glória – eu te rendo graças, Senhor e Criador, pelas alegrias e pelos êxtases experimentados na contemplação da obra de Tuas mãos! 

Eis que finalizei o livro que contém o fruto do Teu trabalho e ao qual empreguei toda inteligência que me hás dado. Proclamo, diante dos homens, a grandeza de Tuas obras. Eu lhes apresento hoje o testemunho de que meu espírito finito conseguiu captar da infinita vastidão. 

Fiz todo esforço para me elevar à Verdade pelos condutos da Filosofia, e se ela chegou a mim – miserável verme concebido e nutrido no pecado – com contradições indignas de Ti, faze-me conhecê-las, a fim de que possa suprimi-las. 

Não me haverei deixado abandonar às seduções da presunção, em presença da beleza de Tuas obras? Não estarei eu propondo o meu próprio renome entre os homens, elevando um monumento que deveria ser consagrado à Tua glória? 

Ó, se assim for, acolhe-me em Tua clemência e dá-me a graça de impedir que minha obra sirva ao mal e que ela possa contribuir para a glória e saúde dos espíritos!” 

Nota: Este trabalho é o resultado de pesquisas realizadas pelo ilustre professor Elias Barreto, e publicado pela Enciclopédia das Grandes Invenções e Descobertas, edição de 1967, volume 1, páginas 136/144.

Visite também: 

6 comentários:

Everson Russo disse...

Bela postagem meu amigo..abraços de bom dia pra ti.

Everson Russo disse...

Bela postagem meu amigo..abraços de bom dia pra ti.

Anônimo disse...

Bem interessante!
Bjs.

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Meu querido amigo

Como eu digo sempre, vamos daqui mais ricos em saber.

Deixo um beijinho com carinho
Sonhadora

Anônimo disse...

MUCHAS GRACIAS POR COMPARTIRNOS ESTA INTERESANTE INFORMACIÓN.
UN ABRAZO

Henrique dias disse...

Kepler com einstein, leonardo da vinci, Isaac Newton, joana dark, Linus Pauling foram pessoas especias neste mundo. Acho q deus tem seus escolhos espíritos para deixar seus legados, trata-se de mentes muito evoluídas que vêm a esse mundo para colaborar coma vida humana emelhorá-la. bem como a descoberta acidental dos antibióticos.

muito boa a publicação, iluminando aqueles que deixaram pequenos passos para a hmanidade.

Parabéns.