segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A descoberta do Havaí.



A DESCOBERTA DO HAVAÍ
1778James Cook, navegador inglês, descobre o Havaí, ilhas do Oceano Pacífico, que também são conhecidas por Sandwich. Esse grande navegador inglês nasceu em Marton, Condado de York, em 27 de outubro de 1728. Ingressou na Marinha em 1755. Em 1759 iniciou explorações no Rio São Lourenço, bem como nas costas de Labrador e de Terra Nova. De regresso a Inglaterra depois de explorar as costas da Nova Zelândia, Austrália e Nova Guiné, em 1772 partiu novamente para pesquisar a extensão de um provável continente antártico. Contornou no comando das naus “Resoultion” e “Adventure”, a Região Antártica, desde Nova Zelândia até o cabo Horn. Descobriu, daí, a Nova Geórgia, as Ilhas Salomão e a Nova Caledônia. Recebeu a medalha de ouro Copley da Real Sociedade, pelas precauções tomadas no sentido de prevenir o escorbuto e a febre entre os membros da expedição. Em 1776 partiu à procura de uma passagem do Norte Pacífico para o Atlântico. Realizou, ainda, extensas explorações na costa noroeste da América. Foi morto pelos nativos do Havaí em 14 de fevereiro de 1779. 

Nota: Este trabalho é o resultado de pesquisas realizadas pelo ilustre professor Elias Barreto, e publicado pela Enciclopédia das Grandes Invenções e Descobertas, edição de 1967, volume 2, páginas 247/248. 

Visite também: 

7 comentários:

chica disse...

Bela descoberta...Eu, AINDA não o "descobri"...Quem sabe um dia? abração,chica e linda semana!

Flor de Lótus disse...

Sortudo ele hein!!Que descoberta ele fez,descobriu praticamente o paraiso.
Uma ótima semana!
Beijosss

Everson Russo disse...

Bela descoberta...paradisíaco o lugar...abraços de bom dia pra ti meu amigo, e ótima semana.

Graça Pereira disse...

Meu Amigo
Obrigada por nos dares a conhecer coisas tão importantes...Será que os homens, hoje em dia, já não têm mais nada para descobrir?? Seriam mais felizes estes homens com ideais para cumprirem? Seremos nós, já com a "papinha" toda feita?? É isso - falta descobrir o caminho para a felicidade!
Beijo amigo.
Graça

Anônimo disse...

MUCHAS GRACIAS POR TAN VALIOSA INFORMACIÓN.
UN ABRAZO

Anônimo disse...

"... E descobri que não tenho um dia-a-dia.
É uma vida-a-vida. E que a vida é
sobrenatural."

Clarice Lispector

Beijos & Flores! M@ria

Pablo & Florbela disse...

O tempo é algo que não volta atrás.
Por isso plante seu jardim e decore sua alma,
Ao invés de esperar que alguém lhe traga flores ...
William Shakespeare

Uma semana de paz e alegrias....M@ria