terça-feira, 26 de julho de 2011

A velocidade do som e da luz.

Olavo Roemer

VELOCIDADE DO SOM E DA LUZ

1697 – Olavo Roemer, astrônomo e físico dinamarquês, nasceu em Aarhus em 1664 e faleceu em Copenhague em 1710, é o primeiro cientista do mundo que determina a velocidade do som, medindo o tempo decorrido entre a visão de uma explosão produzida na Praça de Grève e o momento em que aquela se ouviu em Chatllon. Mede também a velocidade da luz ao valor de 308.000 Kms por segundo. Esta cifra espanta os sábios modernos, pela sua precisão relativamente matemática, considerando-se a aparelhagem grosseira de que se utilizou. Forneceu, portanto, aos astrônomos uma unidade de medida para o Universo: o espaço que a luz percorre num ano é 60 X 60 X 24 X 365 X 300.000 Kms ao todo dez bilhões de quilômetros. A esta extensão dá-se o nome de Ano-Luz.

Esta velocidade é tão grande que um avião, viajando com tal rapidez, poderia dar a volta à Terra, pelo Equador, em menos de um sétimo de segundo, isto é, não muito mais do que o tempo gasto em um piscar de olhos. Outro fato importante observado nestas primeiras investigações, e que estava destinado a representar importante papel na teoria atômica, era a formação de espectro da cor do arco-íris quando um raio de luz branca passava através dum prisma triangular. A luz branca se dividia numa série de cores, que começava com vermelho numa extremidade. Transmudava-se gradualmente em alaranjado, amarelo, verde, azul, anilado e roxo. Esta experiência devia finalmente tornar-se a base do espectroscópio, instrumento indispensável ao químico e ao físico.

Nota: Este trabalho é o resultado de pesquisas realizadas pelo ilustre professor Elias Barreto, e publicado pela Enciclopédia das Grandes Invenções e Descobertas, edição de 1967, volume 2, página 187.

3 comentários:

Everson Russo disse...

Super interessante isso meu amigo,,,abraços de bom dia pra ti.

José María Souza Costa disse...

Agradavel. Didático. Muito bom.
Um abraço

Flor de Lótus disse...

Olá meu caro furtado!Vir aqui é sempre sinÔinmo de conhecimento e aprendizagem!
Uma ótima quarta-feira!
beijossss