domingo, 26 de junho de 2011

Fundação da dinastia do Japão.

Jimmu Tenno

FUNDAÇÃO DA DINASTIA DO JAPÃO

660 a.C.Jimmu Tenno capitaneia um bando de invasores. Conquista várias tribos que lhe prestam obediência. Instala-se em Iamato e funda a dinastia do Japão. Japão, etimologicamente, quer dizer “Sol Nascente”, “nascer do sol” ou “reino do sol nascente”. Os antigos habitantes da ilha de Nipon acreditavam que essa região era o berço do Sol; ele aí nascia, segundo a crença. Na Idade Média, o veneziano Marco Polo chamou Cipângu à ilha de Nipon. Foi o nome por que esse país ficou sendo conhecido na Europa durante muitos séculos, pelo menos até 1542. O Japão constitui-se de ilhas, sendo as 4 principais: Hondo ou Nipon, Sikok, Kiu-Siu e Ieso. Na de Hondo, que é a maior delas, ergue-se Tóquio. Vê-se aí o centro do chamado império Sol Nascente. O Japão é um dos maiores países da Ásia, com 120.000 Km quadrados. Nele vivem 190 habitantes por quilômetro quadrado em média. A população japonesa ultrapassa a casa dos oitenta milhões. Tóquio com mais de sete milhões de habitantes, é a terceira cidade do mundo em população. Nova Iorque e Londres são as duas primeiras. É o país em que se registra a maior quantidade de vulcões, cerca de 50 em atividade, quase todos em volta de Tóquio. Numa Montanha sagrada se vê o histórico Fuji-Iama, de forma cônica admirável, a mais perfeita que se conhece. Esse vulcão, que se ergue a 3778 metros, está extinto desde 1707.

Nota: Este trabalho é o resultado de pesquisas realizadas pelo ilustre professor Elias Barreto, e publicado pela Enciclopédia das Grandes Invenções e Descobertas, edição de 1967, volume 1, páginas 19/20.

PS: Com relação aos números apresentados, devemos considerar à época de publicação deste trabalho, pois, com certeza, muita coisa mudou.

7 comentários:

chica disse...

Excelente e interessante pesquisa. Que teu domingo seja lindo!abraços,chica

LEN'ARTS disse...

Olá, Bom dia!
Passei para agradecer sua visita e pedir desculpas por alguns erros, pois estou começando agora e vou levar tempo para aprender tudo, rsss!
Volte mais vezes, vou gostar muito!
Adorei o seu, é tudo muito lindo aqui!
Um grande abraço da Lena

Sandra Gonçalves disse...

Se pudesse dar um nome ao teu blog, alem do que ele já tem
seria Casa da Cultura.Sempre nos trazendo cultura.beijos achocolatados

Sonia Parmigiano disse...

Furtado,

Adorei a sua postagem!!Tenho uma amiga querida que está no Japão hpa anos...um dia gostaria de visitar esse país tão tradicional e lindo!

Ando um pouco ausente e com as postagens no programado meu amigo, mas logo volto ao normal, tenho trabalhado externo, longe do meu PC...rs

Um grande beijo e boa semana!!!

Reggina Moon

Ira Buscacio disse...

Furtado querido, adorei o post. Acho a cultura oriental especialíssima.
Bj e boa semana

Maria Rodrigues disse...

Amigo vir visitá-lo é sempre uma aula de cultura. Excelente post.
Beijinhos
Maria

L'angolo di raffaella disse...

Questo post è bello ed è molto interessante.
Complimenti!
Felice settimana