terça-feira, 21 de junho de 2011

Energia solar.

Auguste Mouchot
ENERGIA SOLAR

1866 – O inventor francês Auguste Mouchot constroi o primeiro aparelho para captar energia solar. O invento, que tinha a forma de um grande abajur cônico, servia para aquecer a água contida numa pequena caixa de cobre escurecida interiormente. Essa caixa situava-se na abertura menor do cone e era ainda forrada por uma delgada lâmina de prata onde se refletiam os raios solares captados através da abertura maior do cone, que ficava dirigida para o sol. Os raios solares assim captados refletiam na lâmina e aqueciam a água da pequena caixa de cobre.

Depois de Mouchot apareceram outros inventores de máquinas solares. Todos usavam um ou mais dos três importantes meios para captar os raios solares: o espelho cônico, o refletor cilíndrico e a caixa de calor (uma caixa hermética, de cor preta por dentro e coberta com uma ou duas camadas de vidro). As ondas de calor, passando através do vidro, são absorvidas na parte interna da caixa.

Nota: Este trabalho é o resultado de pesquisas realizadas pelo ilustre professor Elias Barreto, e publicado pela Enciclopédia das Grandes Invenções e Descobertas, edição de 1967, volume 3, páginas 472/473.

7 comentários:

Ira Buscacio disse...

Furtado querido!
Sempre bom passar por aqui.
Que sua semana seja linda, bjão

Sandra Ribeiro disse...

Foi sem dúvida um belo invento! Eu só não sabia que era tão antigo...

Everson Russo disse...

Importantissima nos nossos dias...abraços de bom dia pra ti meu amigo.

Valéria Sorohan disse...

Muito interessante, e é sempre bom a gente saber mais sobre isso,principalmente nos dias de hoje que vem tudo prontinho.

BeijooO*

Carla Fernanda disse...

No Brasil deveríamos aproveitar mais a luz solar e deixar os cursos dos rios em paz.
Teria muito prazer em dar--lhe uma mudinha da minha plantinha se morasse mais perto amigo. Ela pega fácil e é resistente. Planta sim sua felicidade!
Beijos Rosemildo!!
Carla

Liene disse...

Olá Rosemildo!

Concordo com a Carla quando diz que deveríamos aproveitar mais dessa valiosa e gratuita energia que é o sol. Há esperanças de que um dia isso se torne realidade.

Um beijo de luz no seu coração!

"Onde há fé, há amor, onde há amor, há paz, onde há Deus, nada falta." (Marden)

A paz esteja contigo

Yehi Or - Liene

RELTIH disse...

MUCHAS GRACIAS POR COMPARTIR TAN INTERESANTE ARTICULO.
UN ABRAZO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...