sábado, 19 de fevereiro de 2011

Invenção do Cimento.


INVENÇÃO DO CIMENTO

1792John Smeaton, cidadão inglês, inventa o Cimento Portland. O cimento é uma espécie de argamassa feita com um pó de composição especial, que serve para ligar entre si e segurar fortemente pedras, tijolos, etc. Cimento armado é a argamassa de cimento em que estão embebidas vergas de ferro e que se emprega modernamente em construções.

John Smeaton era um engenheiro inglês. Nasceu em Ansthorp em 1724. Faleceu em 1792. Seus pais se dedicaram à advocacia, porém como resultado duma viagem que realizou à Holanda, interessaram-lhe os canais e outras obras de engenharia daquele país, razão por que se dedicou a esse estudo. Em 1756 foi encarregado de construir o Farol de Eddystone, que terminou em 1759 e foi considerado como um modelo em seu gênero. Não foi suplantado por nenhum outro durante cento e vinte anos. Construiu posteriormente as pontes de Perth, Banff, Colstream e Edimburgo e o Canal de Clude, que é o mais considerável de seus trabalhos. Inventou diversos aparatos e instrumentos, melhorou outros. Pertenceu à Sociedade Real.

Portland é o nome de uma península da costa do Condado de Dorset, na Ingraterra, nome este com que designou o cimento de sua invenção, que é hidráulico e fabricado pela calcinação de uma mistura artificial de argila e cré, que é um calcário friável branco, chamado comumente greda branca.

Nota: Este trabalho é o resultado de pesquisas realizadas pelo ilustre professor Elias Barreto e publicado pela Enciclopédia das Grandes Invenções e Descobertas, edição de 1967, volume 2, páginas 278/281.

5 comentários:

Pablo & Florbela disse...

Duvida da luz dos astros,
De que o sol tenha calor,
Duvida até da verdade,
Mas confia em meu amor.

William Shakespeare

Bem vindos ao meu novo espaço!
Beijos de coração prá coração...M@ria

Maria Rodrigues disse...

Excelente post amigo, estamos sempre a aprender.
bom fim de semana
Beijinhos
Maria

Everson Russo disse...

Essa uma grande invenção...abraços de bom sabado pra ti amigo.

Anônimo disse...

Oi amigo...

Eu digo que foi uma das maiores invençóes....

Bjo e bom final de semana!


Zil

ONG ALERTA disse...

Sempre viemos aqui para aprender, obrigada, beijo Lisette.