terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Astigmatismo.


“ASTIGMATISMO”

Thomas Yong, cientista inglês, é o primeiro a descrever a pertubação visual, que recebe o nome de “astigmatismo”. Trata-se dum defeito da visão, que consiste em a córnea e o cristalino não conservarem simetria em torno do eixo do olho. Na maioria dos casos a seção vertical da córnea de um olho astigmático apresenta maior curvatura que sua seção horizontal, e então a imagem de uma linha horizontal se forma mais perto do cristalino do que a imagem de uma linha vertical. Este defeito é corrigido empregando-se lentes cujas faces têm curvaturas distintas, em geral cilíndricas, nos diversos meridianos, de modo a compensarem os defeitos do olho. O astigmatismo poderá prejudicar o funcionamento do olho humano, quando a defeituosa posição do cristalino torne oblíquos ao mesmo os pincéis de luz recebidos através da pupila, ou duma igual curvatura das faces do cristalino ou da córnea transparente nas diversas seções meridianas do olho.

Nota: Este trabalho é o resultado de pesquisas realizadas pelo ilustre professor Elias Barreto e publicado pela Enciclopédia das Grandes Invenções e Descobertas, edição de 1967, volume 02, páginas 308/311.

10 comentários:

Wanderley Elian Lima disse...

Oi menino
Eu tenho "astigmatismo", só não sabia o que era. Agora já sei.
abração

Everson Russo disse...

Olha meu amigo, voce acaba de me explicar uma coisa que tenho desde os 6 anos de idade,,,,é sempre bom aprender,,,abraços de bom dia pra ti.

Suzy disse...

Oi, Furtado!
Antes de mais nada, gostaria de agradecer sua visita e comentário. Também fiquei muito feliz por você ter se tornado meu seguidor.
Gostei muito do conteúdo do seu blog. Lindas poesias e grandes escritores. Virei sempre beber nessa fonte.
Quanto ao astigmatismo, eu também sofro desse mal e, desde os 11 anos de idade, uso lentes de contato para corrigir o problema. Mas, enfim, nada que me impeça de ser feliz.
Grande beijo ;)

Valéria lima disse...

Passei para deixar meu beijooO* e saio com um conhecimento a mais.

Mariz disse...

Vim te deixar um beijo de bom dia e acabei sabendo o q é astigmatismo....muito interessante, ainda bem q o grau certo corrige.

um dia lindo prá vc!

Carla Fernanda disse...

Bom dia amigo querido!!! Voltei e é bom saber mais deste tal astigmatismo. e eu tenho este bicho nos ói.
Beijinhos e felicidades neste ano, aqui bem pertinho.
Com carinho,
Carla Fernand

Anônimo disse...

Eu tenho esse trem tb!
bjs.

Anônimo disse...

rs...tô rindo do coments acima..rs...

Aqui vc aprende...ou aprende...

bjos querido amigo!


Zil

Anônimo disse...

Olá meu querido,eu voltei,estava viajando.
Amei o texto, eu tenho astigmatismo e agora ficou mais claro para mim.
Parabénssssssssss.
Beijokas milllll.

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Meu querido amigo

É o que eu costumo dizer...saio sempre daqui mais rica em saber.

deixo beijinhos com carinho
Sonhadora