sábado, 20 de novembro de 2010

Partindo.


PARTINDO

Triste, por te deixar, de manhãzinha
Desci ao porto. E logo, asas ao vento,
Fomos singrando, sob um céu cinzento,
Como, num ar de chuva, uma andorinha.

Olhos na Ilha eu vi, amiga minha,
A pouco e pouco, num decrescimento,
Fugir o Lar, perder-se num momento
A montanha em que o nosso amor se aninha.

Nada pergunto; nem quero saber
Aonde vou: se voltarei sequer;
Quanto, em ventura ou lágrimas, me espera

Apenas sei, ó minha Primavera,
Que tu me ficas lagrimosa e triste.
E que sem ti a Luz já não existe.

Eugénio Tavares


Eugénio Tavares foi a figura cimeira da vida cultural, política e social de Cabo Verde entre 1890 e 1930. Durante essas 3 décadas, ele dominou em todas as áreas a cultura do seu povo tendo sido o seu maior interprete até aos nosso dias. A sua vastíssima obra vai da poesia à música, da retórica à ficção, passando pelos ensaios. Durante a festa da língua portuguesa em Sintra, Corsino Fortes, poeta e antigo embaixador de Cabo Verde em Portugal, intitula-o de "Camões de Cabo Verde" e realça Eugénio Tavares de fazedor de opinião numa enorme dimensão de pensador.

Fonte: www.eugeniotavares.org/

14 comentários:

Andri Alba disse...

Bonito poema, Furtado. Me encantó leerlo. Tenía mucho que no pasaba por tu blog, pero hoy vine para leerte y saludarte y decir que aunque no siempre vento, te tengo presente. Un abrazo con mucho cariño.

Andri

panteraenlanoche disse...

LINDO;LINDO;LINDO:
BJS;BJS;BJS

Rosane Marega disse...

Que coisinha mais linda, eu adorei!
Beijosssssssssss Rosemildo e um super final de semana.
Estou levando o selinho Ta...

Nas Asas da Poesia disse...

" Muitas vezes ...
Esquecemos de reciclar nossos sentimentos
De esvaziar as gavetas da Alma
De abrir as janelas
E deixar o sol entrar "

=- Bruno de Paula -=

BOM FDS..........Beijos meus! M@ria

M@ria disse...

Surpresa meu pensamento tocou
a sua face refletindo um silencio
uma paz, que não conhecia
fotografei para revelar a tua alma

Aharon

Bom FDS...Beijos de coração prá coração! M@ria

Chica disse...

Triste mas linda partida...abraços,ótimo fds,chica

Valéria Sorohan disse...

Ai, como a gente precisa de alguém! Sem isso, nada feito.

BeijooO*

Zélia Guardiano disse...

Magnifico, meu amigo Rosemildo!
Magnífico!
Que versos deslumbrantes...
E os dados biográficos do autor, um lindo brinde que você nos oferece.
Grata, querido!
Forte abraço

Magia da Inês disse...

Olá, querido amigo!
É tão bom passar aqui e descobrir um novo poema...
Bom fim de semana!
Beijinhos.
Minas

Rosane Marega disse...

Beijossssssssssss

poetaeusou . . . disse...

*
Partindo, vou,
a caminho de Cabo Verde,
sonhando . . .
,
abraço,
,
*

Wanderley Elian Lima disse...

Olá amigo
Partidas são sempre tristes, principalmente quando se deixa um grande amor.
Grande abraço

Antònio Manuel disse...

Furtado:

Amigo!

Parabéns!

Mais um Maravilhoso Poema de Eugénio Tavares:

Grande Homem de Letras:

Noite Feliz Caro Amigo

Grato pela partilha


Forte Abraço

Chris... ჱܓ disse...

Olá amigo!!

Belo soneto!
Todas as partidas para mim, são tristes...

Tenha um final de semana cheio de alegrias e uma semana de paz.
Bjos mil...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...