terça-feira, 19 de outubro de 2010

O primeiro livro do A.B.C.


O PRIMEIRO LIVRO DO ABC

1525 – Surge o primeiro Livro do A.B.C. que se conhece no mundo, publicado em alemão, na cidade de Wittenberg, sob a denominação de “Bokeschen vor de leven ond kind”. Contém o Alfabeto, os Dez Mandamentos, o Padre-Nosso, o Símbolo da Fé, algumas orações e os Algarismos. Dois anos mais tarde, Valentim Ickelsamer, em 1527 publicou um livro parecido, porém com algumas sílabas simples, sendo que até o século XVII quase não foram modificados. No começo do século XVIII, pela primeira vez, levaram algumas gravuras de animais e objetos domésticos com a letra inicial. Assim é que o S, por exemplo, era representado por uma cobra e o A por uma escada aberta.

Nota: Este trabalho é o resultado de pesquisas realizadas pelo ilustre professor Elias Barreto e publicado pela Enciclopédia das Grandes Invenções e Descobertas, edição de 1967, volume1, páginas 114/115.

13 comentários:

Hana disse...

Não conhecia o livro do ABC, hahaa sabedoria infinita do meu amigo, olha hoje pude vir te ver e te ler, estou dodói, rss então meu beijãooo
com carinho
Hana

Flor da Vida (Suelzy Quinta) disse...

Sempre um texto a nos trazer informações sãbias e ricas em conhecimento... Obrigada meu amigo! Que você tenha um lindo dia! Carinhos... Bjsss

chica disse...

Linda informação essa!Que teu dia seja lindo!abraços,chica

Everson Russo disse...

Maravilhosa informação meu amigo,,,onde tudo começou...abraços de bom dia pra ti.

Valéria lima disse...

Seu post me fez lembrar da cartilha de alfabetização "Caminho Suave", foi com ela que conheci as palavras.

BeijooO*

Rosane Marega disse...

Idem a valéria.
Você é incrivel fessor Rosemildo!
Beijãooooooo

Anônimo disse...

Vc sabia que em muitos lugares ainda se utiliza este tipo de cartilha?
Bjs.

Flor de Lótus disse...

Olá meu caro!Nossa adoro essas informações históricas, tudo muito bacana tá de parabéns, muito bom saber mais sobre os livros e a educação.
Beijos

Unknown disse...

Certos gestos,parecem sinais guiando-nos pelo caminho;
Certos detalhes nos dão certeza de que existem pessoas especiais,
Assim como você que deixarão belas lembranças para todo o sempre:

Vinicius de Moraes

Obrigada por voce existir!Amo sua amizade...M@ria

Unknown disse...

Muito interessante tua postagem, o surgimento do abc, letrinhas redondinhas, que nos clareia a inteligencia, dando-nos cultura e desenvolvimento.

Meu amigo, cá chegando, lembrando que amanhã nos chega com o lembrete da poesia, dia do poeta e cá estou te abraçando e agradecendo teus poemas, formalizando esse encontro tão abençoado de dividir do abc elas trinhas que nos chegam fluindo, fluindo desse universo supremo.

Linda noite pra ti

Bjs

Livinha

Graça Pereira disse...

Não conhecia este livro do ABC! Fiquei com uma dúvida...Em 1525 , o livro já apresentava uma capa pró moderno? Ou foi recomposto posteriormente para nova apresentação?
Gostava de saber...
Beijo e um resto de semana feliz.
Graça

Léo Santos disse...

Interessantíssimo! Bacana é observar o quando a didática infantil se modernizou depois de tanto tempo! Mas, deixo-te uma pergunta: - Quem foi melhor educado, os antigos ou os contemporâneos?

Um abraço!

ítalo puccini disse...

cara, legal pra caramba saber disso. mesmo.

interessantíssimo o que tu postas aqui!

grande abraço!