quinta-feira, 8 de julho de 2010

Invenção do Guarda-chuva.

http://filaa.files.wordpress.com/2009/10/guarda-chuva.jpg

INVENÇÃO DO GUARDA-CHUVA


1650 – É inventado o guarda-chuva moderno, que recebe os foros de nobreza e é oficialmente reconhecido como um acessório do vestuário. Há onze séculos antes de Cristo, os veneráveis chineses enfrentavam o vento, o Sol e a chuva com uma espécie de pagode montado num cabo. Atenas e Roma também conheceram, mas somente era usado por mulheres. Surge no século XII, semelhante ao que se usa hoje pelos altos dignitários do Vaticano, mas somente em cerimônias, como símbolo da realeza e do poder. Na corte de Henrique II apresenta-se de seda com pequenos babados. Em seguida se usa outro modelo pelos ingleses, que o apelidam de “Robinson”, pesa três quilos e é visto somente entre nobres e burgueses. Mais pesado se torna depois, quando é servido dum para-raio portátil, mediante primitiva, porém engenhosa haste metálica, ligada a um fio que se arrastava pelo chão. Não se sabe o nome do mecânico inglês, o primeiro a substituir as barbatanas de baleia por haste de aço articuladas e que fabricou o primeiro guarda-chuva em sua forma atual. O certo é que o inglês Fox de Sheffield patenteou o sistema. Passou para a posteridade como o verdadeiro inventor. O moderno guarda-chuva era chamado “paragon” e não pesava mais que quatrocentos gramas.

Nota: Este trabalho é o resultado de pesquisas realizadas pelo ilustre professor Elias Barreto e publicado pela Enciclopédia das Grandes Invenções e Descobertas, edição de 1967, volume 1, páginas 154/155.

9 comentários:

Fada do Mar Suave disse...

MIM


O tempo transcorre em mim
Celeremente. Tão afoito que finda.
Acho que sei, afinal, a que vim.
E já me vou. Uma pena.
Não há tempo mais pra mim.
Volto à silente matéria cósmica
Que em mim, um dia, se organizou
Para me ser. Uma vez, uma vez somente.


DARCY RIBEIRO


Lindo Blog! Sua criação encheu minha noite de poesia e encanto. Um prazer estar em seu canto.
Com carinho da Fada do Mar Suave.

chica disse...

QUE LEGAL E INFORMATIVO! TEU BLOG FICOU LINDO DE ROUPA NOVA, APENAS QUASE NÃO CONSEGUI ENTRAR POR 2 VEZES.ESTÁ TRI LENTO, PARECE PESADO...SERÁ SÓ COMIGO? SAUDADES DESSA LINDA PRAIA!ABRAÇÕS,CHICA

Laura disse...

Estava de férias, por isso demorei. Volto e encontro a doce beleza de sempre. Que bom.
Gostei de saber sobre essa invenção, na verdade uma engenharia, não?
Bjs

Laura disse...

Ah! o blog, está tão bonito, cheirando arte.

Anônimo disse...

Música para vc:

Meu Guarda-Chuva
Funk Como Le Gusta
Composição: Paula Lima


Mas quando eu comecei
A gostar de você
Você me abandonou
Agora chora que é bom
Chora que eu quero ver
Vai começar a chover...

Só eu tenho o guarda chuva
Adivinha quem vai se molhar?
Quem vai se molhar é você
Também pode chorar
Que eu não volto atrás
Pois no meu guarda chuva
Não te levo mais...


Ninguém mais do que eu
Chorou, brigou por você
Ninguém mais do que eu
Sofreu, amou só você...


Também pode chorar
Que eu não volto atrás
Pois no meu guarda chuva
Não te levo mais...

Ninguém mais do que eu
Chorou, brigou por você
Ninguém mais do que eu
Sofreu, amou só você...

Lá, lá, lá, lá, lá, lá
Lá, lalaiá, laiá, laiá
Lá, lá, lá, lá, lá, lá
Lá, lalaiá, laiá, laiá...

Não te levo mais
Não!
Eu não te levo mais...

Bjs.

Everson Russo disse...

Super interessante a invenção do guarda chuva....só que ele foi feito mesmo é pra gente esquecer em algum lugar...rs...abraços fraternos de bom dia.

Wanderley Elian Lima disse...

Gosto de saber dessas curiosidades.
Parabéns pelo novo layout do blog, ficou show.
abração

Helô Müller disse...

Só vc mesmo pra me despertar a curiosidade com o inventor do "paragon", é mole?? rs Adoro saber este tipo de coisa!
Beijos guarda-chuvescos!!
Helô

Lou Witt disse...

Post interessante, amigo!

Beijo de carinho!!!