sexta-feira, 9 de abril de 2010

O bate papo dos insetos.

http://midiaville.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/05/formiga_cigarra.jpg

O BATE PAPO DOS INSETOS

1963 (julho) – Prova-se que os insetos conversam. O autor dessa descoberta é o engenheiro paulista Johan Dalgas Frisc. Gravou em fita magnética a fala das formigas. Testemunham esse fato os senhores Oswaldo Barbosa de Oliveira e José Carlos Reis Magalhães. Para tanto anulou toda interferência estranha à gravação, produzida pelo vento, chuva, grito, etc., longe da estrada. Perseguiu as formigas na floresta, sem perturbar-lhes o ritmo normal do trabalho. Fez com que elas não suspeitassem de que estavam sendo observadas. De posse de um gravador eletrônico, que aumenta em dez mil vezes o som original e do seu minucioso conhecimento, captou a voz das formigas. Interpretou-as quando se cumprimentam ou transmitem sinal de perigo ao formigueiro, donde todas fogem. Ele prova assim que as baratas, aranhas e outros insetos também conversam, possuem uma linguagem própria. Tudo será gravado em disco. Frisc é muito conhecido em quase todo o mundo. Foi elogiado até pela BBC de Londres. Seus discos sobre o “Canto das Aves do Brasil”, “Vozes da Selva Amazônica”, ultrapassaram nossas fronteiras. Foram vendidos no Peru, Uruguai, Colômbia, Argentina, Venezuela, Portugal, Itália, Estados Unidos, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia. Seu ultimo disco “Vozes da Amazônia”, reproduz o lendário canto do uirapuru, na mata virgem do nosso sertão bravio.

Nota: Este trabalho é o resultado de pesquisas realizadas pelo ilustre professor Elias Barreto e publicado pela Enciclopédia das Grandes Invenções e Descobertas, edição de 1967, volume 5, páginas 877/878.

11 comentários:

ANTOLOGIA POÉTICA disse...

Encantada com o texto....Parabéns!

Bom dia com poesia!

Beijossssssssssssss

Unknown disse...

“Vozes da Selva Amazônica”, ultrapassaram nossas fronteiras. Foram vendidos no Peru, Uruguai, Colômbia, Argentina, Venezuela, Portugal, Itália, Estados Unidos, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia. Seu ultimo disco “Vozes da Amazônia”, reproduz o lendário canto do uirapuru, na mata virgem do nosso sertão bravio.

Endosso a tua postagem. Lembro-me a ouvir esse disco em casa pelas manhãs, por razão de meu pai que sempre audível a ele encantadoramente, assim começava os dias...
Belíssima postagem meu amigo. Parabéns!
___________________

Qto ao que deixaste em minha página:
Veja: Dia 31 de Dezembro, ultimo dia do ano, me entreguei ao pranto, ouvindo os fogos que bombavam o ar. O mundo estava em festa, nos desejos gritantes para um novo ano brindar, dando um adeus fervoroso, prontos para livrar-se do velho ano, na esperança de ver o mundo renovar, um adeus tão ligeiro, como a se livrar de seus momentos mais íntimos, não aplausível daquele ano ter sido para muitos, um ano desordeiro.
Eu chorava, porque aquelas bombas me soavam como pedido de socorro pelos que se encontravam soterrados nas avalanches do Rio de Janeiro, as faíscas de luzes que via rasgando o céu, me soavam como lágrimas intensas, mostrando a contradição, o outro lado da moeda.
Orei, até postei naquele dia, um pensamento contraditório de alegria, o lado avesso da vida, tudo tão diferente...
Então meio aquele sentimento íntimo de mim, troquei as faíscas luminárias do céu, que julgava como lágrimas, eu as coloquei como véu de bençãos que jorravam para áqueles que estavam partindo, na certeza de estarem recebendo o socorro merecido pelas suas travessias cumpridas. Aos que ficaram, luzes de esperança, pela travessia vindoura que ainda haveriam de cumprir...
Meu amigo, grande é o teu coração e só nos resta orar e pedir a Deus que olhe por esses nossos irmãos...

Um grande abraço pra você
muita paz em teu coração junto aos teus.

Bjs
Livinha

Anônimo disse...

Linda postagem, é claro que conversam, porque não? Por que o homem seria o único animal capaz de se comunicar? Por que é racional? Será mesmo que é? Para mim, alguns animais são bem mais racionais do que o homem.

Adorei!

beijinhos e uma linda sexta!

Valéria lima disse...

Não tenho dúvida de que isso aconteça, porque só nós, se não somos os únicos aqui?

BeijooO'

Anônimo disse...

Que interessante gente!
Não tinha conhecimento deste fato.
Bjs.

Everson Russo disse...

Super interessante o texto amigo,,,forte abraço e um belo final de semana pra ti.

Anônimo disse...

gracias por compartir esta información.
un abrazo

Daniel Costa disse...

Rosemido

Quem conhece o campo e procura pensar um pouco sempre que os animas entre se comunicam. Agora com estudos especializados vêm à memória certo tipo de de "linguagens" muito interessantes. Havia trabalhadores rurais que parecia saberem fazer-se entender por certas espécies.
Abraço
Daniel

Unknown disse...

Oi amigooooo...uma curiosidade hj.
Porque tú nunca me visitastes aki?
Fico curiosa em saber rsrsrs.

"Se procurar bem você acaba encontrando.
Não a explicação (duvidosa) da vida,
Mas a poesia (inexplicável) da vida."

(Carlos Drummond de Andrade)


BOM FDS e beijos meus!!

Anônimo disse...

" DEIXE QUE DEUS FALE AO SEU CORAÇÃO,
PARA QUE VOCÊ SAIBA O QUE REALMENTE
DEVE FAZER EM SUA VIDA!"

( Pe. FÁBIO DE MELO)


Feliz FDS.......Beijos meus!!

Sandra disse...

ANTES DE MAIS NADA QUERO AGRADECER O SEU CARINHO E VISITA NO BLOG. PEDIR DESCULPAS POR NÃO TER VINDO ANTES..MAS ANDO SEM TEMPO. SÓ ME RESTA OS FINAIS DE SEMANA.
MUITO TRABALHO. MAS NÃO ESQUEÇO OS AMIGOS DO CORAÇÃO.
FAÇO TE UM CONVITE..
VENHA CONHECER ESTE LINDO CANTINHO E VER QUEM ESTÁ LÁ COMIGO HOJE.
http://sandraandradeendy.blogspot.com/
SENTIREI O MAIOR PRAZER EM TE RECEBER POR LÁ.
AINDA MAIS SE GOSTAR E TORNAR-SE MAIS UM SEGUIDOR DESSE LINDO ESPAÇO..
GOSTEI DO SEU BLOG.
CARINHOSAMENTE,
SANDRA