quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Pela noite.

http://www.littlebia.blogger.com.br/estrelas.JPG

PELA NOITE

Digam do amor com que eu a acarinhava,
todos os astros, todas as estrelas...
Digam quanto as fitava e como, ao vê-las,
ela, a estrela mais lúcida lembrava.

Dos céus em fora, pele noite, e pelas
nuvens que eu tristemente contemplava,
digam como daquele afeto escrava
minh'alma ansiava por comprendê-las.

Tudo contem... Do meu estranho afeto
falem, falem da minha dor contida
por largos meses e por largos anos,

e esse que for o astro mais indiscreto
conte como me viu a alma ferida,
por desenganos sobre desenganos.

Pedro Rabelo.

http://www.biblio.com.br/conteudo/biografias/pedrorabelo.gif

Nasceu Pedro Carlos da Silva Rabelo no Rio de Janeiro, em 19 de outubro de 1868, e faleceu na mesma cidade, em 27 de dezembro de 1905. Trabalhou a principio no comercio, foi depois amanuense do Patrimônio da Independência, redator de debates na Câmara e diretor de secção do Conselho Municipal. Como jornalista, foi companheiro de Olavo Bilac em A Cigarra (1895) e colaborou na imprensa da época, freqüentando assiduamente as colunas da Gazeta de Noticias. Foi fundador da Academia Brasileira de Letras (Cadeira nº 30). Seu livro mais conhecido, Opera-Lyrica, surgiu um ano depois de Cruz de Sousa ter dado a lume os Broquéis, situando-se pois no limiar do neo parnasianismo.

Fonte: “Poesia Parnasiana” Antologia – Edições Melhoramentos – 1967.

12 comentários:

Andresa disse...

Por esse cantinho de artes, estava a passar.... e mais uma obra prima encontrei. Um belo poema, uma biografia e um conhecimento a mais adquiri.

Essa sua viagem a cultura so nos presenteia com conhecimento.

Beijos amigo

e um excelente dia
ANdresa

Chica disse...

Lindo poema de Pedro Rabelo! abração,tudo

Dani disse...

hum, q lindo...
adoro versos!!

até^^

MARIA L. BÓZOLI disse...

lindo Pedro Rabelo!!
Obrigada por compartilhar...Beijos!!

Déia disse...

ai que lindo, querido!!

bjkas

Felina Mulher disse...

Oi furtado, aborreciso com Felina?

Nunca mais me visitou e nem retirou o selinho.
Espero que estejas bem.

beijos_________Felina.

Xiwa disse...

Boa noite.
Não sei o que está acontecendo com o meu blog. Ele excluiu as pessoas e não estou conseguindo incluir, está dizendo que você bloqueou a minha entrada. Pela manhã quando eu fui postar, entrou uma mensagem dizendo que o meu blog havia sido excluído. Só quase na hora do almoço ele voltou ao normal. Pensei que fosse algum tipo de manutenção, mas agora uma amiga blogueira me mandou uma mensagem se dizendo aborrecida poir tê-la excluída e eu nem sei como fazer isso. O pior é que aqui está acontecendo a mesma coisa, não consigo adicionar você. Se souber como resolver isso, por favor me avise. Pois não tenho idéia do que pode estar acontecendo e nem onde me reportar para tentar solucionar.
http://www.silnunesprof.blogspot.com
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER...
Quando eu tento adicionar você, diz a mensagem que o proprietário bloqueou o meu login. Não entendi nada. Será que fiz alguma coisa que aborreceu? Se fiz, por favor me desculpe.
E eu que sou meio atolada para lidar com certas coisas, nem sei o que fazer para resolver isso. Tive de entrar com outra identidade de e-mail. O que será que está acontecendo ?
Silvana Nunes

Lou Witt disse...

Passando pra deixar um beijooooo

Felina Mulher disse...

Desculpa meu anjo, tive um problema na visão e ando confundindo as coisas.Mas já arrumei viu?

Beijos no teu core!

Clecilene Carvalho disse...

Parabéns pela bela escolha.
Obrigada pela visita e por me proporcionar tanto aprendizado.

AFRICA EM POESIA disse...

Furtado
Os amigos são generosos...

O meu livro começa assim,,,




POESIA


Poesia...
Verde...
Branca...
Ou...
Branca...
Verde...

Mas...
Poesia...
Simples...
E colorida...

E nestes poemas...
De cor...
E alegria...

Sinto...
Que a bola...
Acabou de chegar...

E o primeiro...
Pontapé...
É mesmo meu!...

LILI LARANJO

Helô Strega disse...

Adoro conhecer textos e autores aki pelo seu espaço.
Um grande beijo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...