quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Ao Papai Noel.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg60Pc4h7RrYWPrVzRe_gbMLizaDhgp_7Fwvsogpz49K20zT7ZDpEm3p_rfD2lqxJ_XcAgUg5d2c6ZTvpbU_fOBOhKUJRHFhoRxyhe6D-M_OPh8t7CI8vKQAvNKXXnY5Mh4YNANWmb7nhg/s400/papai%2520noel.jpg

Ao Papai Noel.

Sabe Papai Noel, eu não ia escrever não. Sabe por quê? Porque eu tava com raiva do senhor. É! Tava mesmo. Eu ainda estou, mas, só um tiquito de nada. Todo ano eu esperava um presente e nunca ganhava nada. O último ano, como eu não tinha sapato, – disseram que o senhor só botava o presente no sapato – aí eu botei o sapato velho de pai. Foi um sapato que ele achou no lixo. É que pai vive catando lixo. No dia que os carros passam, ele sai bem cedinho, que é pra catar o lixo antes do carro passar. O povo sempre bota o lixo pra fora de noite porque o carro não tem hora pra passar no outro dia. Mãe disse que o senhor não botou o presente, porque o sapato tava furado e fedendo ao chulé de pai. Mãe num trabalha por causa da minha irmã pixitita, mas ela ajuda pai a separar o lixo. Ela só sai de tarde, porque vai na casa duns ricos que moram aqui perto. Tem uma empregada lá, que junta os restos de comida que ficam nos pratos, bota numa lata, e dá pra mãe trazer pra gente comer. Sabe Papai Noel, teve um ano que eu tava com tanta raiva, que eu desejei que desse um vento bem forte, e derrubasse a tua carrocinha com os presentes aqui bem pertinho do viaduto. Ah! Eu nem falei! É que a gente mora embaixo dum viaduto no caminho que vai pra cidade. Será que não dá pra o senhor trazer uns presentinhos aqui pra gente. Quando eu digo pra gente, é porque aqui embaixo do viaduto tem outras famílias e tem muitos meninos. O senhor pode fazer o seguinte: ao invés de dar os brinquedos novos aos ricos, o senhor troca pelos velhos, e guarda pra trazer pra gente. Ah! Se o senhor trouxer os presentes, veja se dá pra trazer pão também, a gente aqui, sempre vai dormir com fome, mas, como vai ser no Natal, a gente poderia comer, pelo menos, um pedaço de pão.

Eu acho que vou parar por aqui. Quem está escrevendo esta carta é uma amiga minha que trabalha aqui num posto de saúde. Como agora não tem médico, nem medicamento, nem equipamento, também não tem ninguém pra ela atender. Aí, eu falei pra ela que se eu soubesse escrever, eu escreveria uma carta para o Papai Noel pra pedir um presente. Foi quando ela pegou uma folha do caderno dela e mandou que eu falasse o que eu gostaria de lhe dizer. Pois é Papai Noel, já estou com nove anos e ainda não sei ler nem escrever. Todo dia mãe me manda rezar pra ver se as coisas melhoram. Reza meu filho! Reza e pede a DEUS, pra ver se os homens deixam de roubar, criam vergonha na cara, e melhoram a situação do povo. A escola fica muito longe daqui do viaduto, também, eu não tenho nem lápis, nem caderno, e nem também, roupa e sapato. Sim! Ia esquecendo! Tem também a minha irmã pixitita. Quando ela está dormindo, eu também ajudo pai a separar o lixo e quando ela está acordada, eu tenho que tomar conta dela quando mãe ajuda pai ou precisa sair pra pegar os restos de comida ou a água numa pracinha aqui perto.

Será que o senhor não vai esquecer? Olha! Eu não vou mandar um beijo pra o senhor, porque eu não escovei os dentes. Eu nem tenho escova! Sabe como é pobre né?

Um abraço,

Palito (esse é meu apelido porque sou muito magro, e também, porque pobre não tem nome).

O Natal chegou, e com ele as festas, as alegrias, e acenderam-se as esperanças de muitos, quanto à obtenção de dias melhores. Aproveitamos a oportunidade, para agradecer a todos, indistintamente, pelo apoio e pelo carinho dedicado ao nosso Arte & Emoções, não só aos nossos queridos e leais amigos seguidores, como também, àqueles que nos visitaram durante o ano de 2009, pois temos certeza de que sem esse apoio jamais teríamos chegado aonde chegamos nesses treze meses de vida. Não sei se será pedir demais, mas, gostaríamos de continuar contando com esse valiosíssimo apoio, por tratar-se do nosso principal fomento e a razão maior da nossa existência. Aproveitamos também para apresentar nossas desculpas, caso tenhamos, mesmo inadvertidamente, cometido algum erro. A partir de hoje, faremos uma pequena pausa para descanso, repor as energias e concatenar as ideias, e somente retornaremos em 2010, ocasião em que atualizaremos as nossas visitas.

Pedimos ao nosso DEUS misericordioso que cubra com seu manto todo o universo, abençoe e proporcione a todos os viventes de um modo geral, um Feliz Natal e que o ano de 2010, seja de muita paz, amor, saúde e felicidades, e que o homem adote como prioridades, a compreensão, a harmonia e a solidariedade para com o seu semelhante, e assim, possamos ter um mundo mais justo e mais humano.

Muitíssimo obrigado e até 2010.

R.S. Furtado.

39 comentários:

chica disse...

Linda carta ao Noel! Bom descanso, Feliz Natal, boa entrada em 2010 e bom retorno.Estaremos esperando! abração,tudo de bom,chica

Déia disse...

Triste né?

Da até vontade de chorar ao lembrar que é tudo verdade....

Tem gente que realmente não tem porque comemorar!

bj

Feliz natal!

Unknown disse...

Meu querido amigo,
Lindo e triste, triste e lindo a cartinha para o noel... verdadeira e bem simbólica, nada mais a dizer, acrescentar apenas, que o mundo conscientize-se, vez que se os grandões nada fazem, podemos sim fazer por eles, afinal quanto mais a gente dividir, mais teremos nas bençãos da Paz...
Foi maravilhoso contracenar contigo neste ano que se finda e de fato nada teria sido assim, se não estivessemos de mãos dadas, todos na esperança de atingir um mesmo fim, levar as nossas palavras, nossas duvidas, nossas inconstancias, de instantes e instantes, nas duvidas dentro de nós instaladas...
Deus é onipresente, onipotente e oniciente e percebe com que desvelo, nos agraciamos do seus prestimos, da natureza bendita que nos fez herdeiros e conta com a gente a todo momento, nesse tempo ainda que mesmo atribulado demais, mas que nada impossível de devotarmos assistência àqueles irmãosinhos que precisam de nós...
obrigada Furtado pela tua mão amiga, pelo teu apoio, pela tuas palavras, que sempre chegou devagarinho e sem de nada saber, muitas vezes me fez sorrir, quando eu estava a chorar.
Que Deus abençoe você, a tua família, tuas lindas netas, teus filhos, enfim a tua jornada...
e....

Feliz 2010, galgando com nossos pés, em busca da
construção, pois que juntos somos força, comungando
a união...

Meu mais caloroso e fraternal abraço

Livinha

Unknown disse...

O teu apreço me faz feliz.
Fique à vontade em salvar o que desejar, afinal somos intermediários das palavras, pelo dom que Deus nos agraça, lembrando sempre:
Dê de graça o que de graça, vos lhes dou...

e mais abraços
Livinha

Everson Russo disse...

Meu querido amigo, desejo a voce e toda sua familia um Feliz Natal, na mais perfeita paz do Senhor Jesus, que Ele ilumine sempre seus caminhos, te dando alegrias, conforto, amor, harmonia e muita serenidade, pois essa é a verdadeira essencia do Natal.fique com Deus e meus abraços fraternos....

Laguardia disse...

Texto bem próprio para esta época do ano.

Devemos nos lembrar do que temos feito para garantir a estes sofredores mais justiça social e uma vida digna.

O mínimo que poderíamos fazer é trocar estes políticos que aí estão gastando milhões para se manter no poder enquanto o povo padece.

Que Deus tenha misericórdia da alma de nossos governantes e das nossas também que os colocamos lá com nossos votos

ONG ALERTA disse...

que todos possam curtir sua família e amigos neste natal com muit aluz e paz no coração, Lisette Feijo

Helô Müller disse...

Oi Rosemildo!
Passando aqui pra lhe desejar uma noite de muito amor junto aos seus entes mais queridos!
Espero que abundem "suculentas rabanadas" em sua ceia natalina, é claro!!... rs
Beijos doces!

Oh Oh Oh!...
Helô Noela

Antònio Manuel disse...

Caro:

Furtado:

Parabèns Amigo!

Que grande Nobreza essa sua maneira de estar na vida:


Será que o senhor não vai esquecer?

Olha!

Eu não vou mandar um beijo pra o senhor, porque eu não escovei os dentes.

Eu nem tenho escova!

Sabe como é pobre né?

************************


Vamos fazer de cada dia do Ano um dia de NATAL...

Forte Abraço


Antònìo Manuel

"Cantinho Poético" disse...

Vim deixar meu carinho e os melhores votos de um Natal abençoado para você e seus familiares!

Que esta noite seja abençoada e cheia de bençaõs na sua vida.

Feliz Natal!!

Everson Russo disse...

Um belo dia de Natal pra ti amigo...abraços

Antonella Riviello disse...

Tanti carissimi auguri a te di Buon Natale e spero tanto che tutte le persone nel mondo che vivono di stenti e difficoltà possano avere un pò di fortuna, tanta pace e serentà. Vorrei tanta giustizia per tutti e che non ci sia più la povertà e la fame nel mondo, la guerra e le lacrime negli occhi dei bambini. Per me non chiedo nulla....chiedo solo questo a Babbo Natale...mi ascolterà?
Un caro abbraccio a te! Buon Natale!

Lou Witt disse...

Achei a carta muito triste e fiquei imaginando quantos "Palitos" existem por esse mundão de Deus.

Foi um prazer estar em tua companhia neste ano que está por acabar.
Em 2010 estaremos qui novamente, compartilhando palavras e emoções.

Grande beijo, querido amigo e que Papai do Céu continue te iluminando!!!

ANTOLOGIA POÉTICA disse...

selinho 2010 para meu amigooooooo
Venha buscar

http://poesiasamoremio.blogspot.com/

Helô Strega disse...

LInda Carta!
Suas palavras me emocionam sempre, assim como sua fé em Deus.
Espero que tenha tido um bom Natal.
Gosto de uma música que dis que Natal tem que ser todo dia rs
Eu amo Natal
Um beijo meu caro amigo!

Pena disse...

Olhe, Amigo, Desculpe, mas "isto" que escreveu é de uma ternura imensa.
Adorei.
Possui um magistral e um extraordinário sentir.
Abraço amigo de parabéns sinceros.
Um Excelente 2010 para si e para a sua família.
Com muito respeito.

pena


Excelente!

Unknown disse...

Furtado,

Dos nossos desejos
os mais humildes que sejam
sejamos fagueiros...

Das nossas vontades,
gratidão e verdade
isto é felicidade...

Das nossas lágrimas,
bençãos derramadas,
fluídicas águas,
tristezas consoladas

Alegria cultivada,
todas elas somatizadas
a Paz que os anjos nos
ensejam, de amor verdadeiro
para o nosso lar...

Copa do mundo são bolas
buscando porta do gol
que seja a Fé portadora
por todos gols o desvelo
de uma vida redentora...

Feliz 2010, dois e qualquer
coisa,
numeros somativos, idéias
promissoras,
estrelas forradas ao chão,
traçados caminhos serão,
de Luz na Fé confortadora...


Jesus é o nosso mestre,
e nós, com ele em prece,
a cruz de fato fica mais leve
em qualquer travessia, por
onde se navegue...

Meu mais intenso abraço
assim, bem apertadinho
em teu coração....
Coração, em coração, é
um tum tum tum de emoção
que qualquer barulhinho faz
samba, envolvendo a multidão
e isto é muito Bom!

Livinh@

Anônimo disse...

Bom dia meu querido.
Um beijo grande.
"Se chovesse felicidade, eu lhe desejaria uma tempestade. Feliz Ano Novo!"

Nydia Bonetti disse...

Que 2010 possa ser um ano de mais justiça e igualdade... e muito, muito mais Feliz para todos nós!

um abraço, Rosemildo.

Efigênia Coutinho ( Mallemont ) disse...

R. Furtado,
deixe-me te desejar um maravilhoso Ano de 2010, que cada momento de sua passagem neste ano, sejam eternizadas pela presença de muita Luz interior,
com admiração,
Efigênia Coutinho

Sonia Schmorantz disse...

Receita de ano novo 
de Carlos Drumond de Andrade
 

Para você ganhar belíssimo Ano Novo 
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz, 
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido 
(mal vivido talvez ou sem sentido) 
para você ganhar um ano 
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras, 
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser; 
novo 
até no coração das coisas menos percebidas 
(a começar pelo seu interior) 
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota, 
mas com ele se come, se passeia, 
se ama, se compreende, se trabalha, 
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita, 
não precisa expedir nem receber mensagens 
(planta recebe mensagens? 
passa telegramas?) 
 

Não precisa 
fazer lista de boas intenções 
para arquivá-las na gaveta. 
Não precisa chorar arrependido 
pelas besteiras consumidas 
nem parvamente acreditar 
que por decreto de esperança 
a partir de janeiro as coisas mudem 
e seja tudo claridade, recompensa, 
justiça entre os homens e as nações, 
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal, 
direitos respeitados, começando 
pelo direito augusto de viver. 
 

Para ganhar um Ano Novo 
que mereça este nome, 
você, meu caro, tem de merecê-lo, 
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, 
mas tente, experimente, consciente. 
É dentro de você que o Ano Novo 
cochila e espera desde sempre.

Que em 2010 Deus o abençôe com saúde, paz, muito amor e um bom trabalho!
abraço

SIMONE MARIANO disse...

TRISTE MAS NOS DEIXA UMA MENSAGEM LINDA!!PARABÉNS!!AMIGO!

Desejo que no Ano Novo que se inicia você realmente...

Ouça as palavras que sempre desejou ouvir .

Pronuncie as frases que um dia desejou repetir.

Sinta a emoção que sempre esperou sentir.

Caminhe pelos trilhos que um dia desejou seguir.

Divida o carinho com quem sempre desejou repartir.

Abrace todos os amigos que sempre desejou reunir,

e viva a vida que sempre sonhou existir...



"Feliz 2010"

BEIJINHOS....SIMONE MARIANO!

Sonia Parmigiano disse...

Furtado,

Espero que seu Natal tenha sido repleto de paz e harmonia!Lindo o seu texto, nos faz refletir em muitas coisas e seu real significado.

Tenha um ótimo início de semana de Ano Novo!!

Beijos,

Reggina Moon

Anônimo disse...

Venho desejar-lhe continuação de BOAS FESTAS e um NOVO ANO de 2010 cheio de novidades e muita saúde...

Beijinho para si

Anônimo disse...

Um texto terno e encantador como sempre, adoro vir aqui...

Que o Ano Novo lhe traga o melhor de seus dias...

Beijos confessos.

Unknown disse...

Feliz Ano Novo e que todos os seus sonhos se concretizem, que nunca lhe falte a saúde, paz e amor são os meus votos sinceros.

Beijinhos,
Ana Martins

EDUARDO POISL disse...

Para você,
Desejo o sonho realizado.
O amor esperado.
A esperança renovada.
Para você,
Desejo todas as cores desta vida.
Todas as alegrias que puder sorrir.
Todas as músicas que puder emocionar.

Para você neste novo ano,
Desejo que os amigos sejam mais cúmplices,
Que sua família esteja mais unida,
Que sua vida seja mais bem vivida.
Gostaria de lhe desejar tantas coisas...
Mas nada seria suficiente...

Então, desejo apenas que você tenha muitos desejos.
Desejos grandes...
e que eles possam te mover a cada minuto,
ao rumo da sua FELICIDADE!!!

Abraços com todo meu carinho
FELIZ 2010

Felina Mulher disse...

Furtado meu anjo querido,

Vim te desejar um 2010 chieo de realizações, paz, saude, amor, felicidades e tudo mais que vc merece. Seja muito Feliz...sejamos!!E que venha 2010...

Um beijo enorme, do tamanho da tua alma linda!!!

Unknown disse...

Neste ano novo, quero ver as pessoas compartilhando felicidade,
distribuindo sorrisos e quero fazer parte desta festa de renovação pessoal.
Neste momento de reflexão, quero que meus votos de Feliz Ano Novo,
sejam mais que palavras soltas numa noite de festa.

Quero que elas entrem em seu coração, e desperte em você o desejo
de ver todos os objetivos alcançados, e os sonhos realizados.

Feliz Ano Novo!Feliz 2010!!

Com meu carinho de sempre M@ria

Everson Russo disse...

Pra você meu querido amigo, que esteve comigo nessa caminhada dos 365 dias que passaram, o meu mais sincero agradecimento e o desejo que 2010 seja de muito amor, paz, sucesso e realizações, que todos os seus sonhos se tornem reais, que esteja sempre cercado de sorrisos sinceros e abraços verdadeiros, esteja sempre na paz do Senhor Jesus... abraços fraternos e um Feliz Ano Novo a você e toda sua família.

Sonia Parmigiano disse...

Querido Furtado,

Feliz Ano Novo!!!

Ao romper um ano novo, não esqueça que:
Sonhos possuem asas.
Asas do desejo,
Asas da esperança,
Asas do amor,
Asas da fé.
O ano velho se vai,
levando consigo muitas lembranças,
umas ruins,
outras alegres...
Mas isso não importa
o importante é que você chegou até aqui.

O meu desejo é que seu novo ano seja de
PAZ,
Amor,
saúde
e cheio de realizações.

Beijos meus,

Reggina Moon

ETERNA APAIXONADA disse...

Caro amigo Furtado
Que tenha uma linda passagem de ano, junto aos seus familiares!
Feliz 2010!
Obrigada pela presença sempre tão gentil em meu blog!
Beijos

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

…! alijo
solo de tí
eligo
mi ruiseñor
solo oírte
como una
estrella
que se enciende
y de nadie
depende
100.000 palomas
nadando
y 1
almanaque
mirando
el cielo
sus
números caer
hasta
en meses
formar 12
¡ viva el
2010 !
Y os
lo voy ahora
brindar…

Con ilusión:

HORAS ROTAS Y AULA DE PAZ CAMIN DE MIERES
¡Muy feliz 2010 de corazón!

Desde mi rincón con
todo el afecto en tan
entrañable encuentro
en el que la voz se
hace letras y las
palabras movimiento
de nuestro sentir.

Saludos:
José Ramón

bitingmidge disse...

Cheers!

Sunshine Coast Daily Photo - Australia

la verdad oculta del ser disse...

Un sabio dijo: la riqueza de un humano se mide por la cantidad y calidad de los amigos que tiene Gracias por ser parte de mi fortuna. Feliz Año 2010
un beso
+ * .. ( + FELIZ* .+*.
.* + ( + .. *AÑO NUEVO!!!+* ..
(.. + * . ) .. * + * .. ). *
$..........$...$..........$
.$........$.....$........$
..$......$.......$.. ....$
...$....$.........$....$
....$..$...........$..$
.....$$.............$$
.....$$.............$$
.....$$.............$$
.....$$.............$$
.....$ $............$$
..$$$$$$.......$$$$$$
Te deseo que este año sea maravilloso para ti y los tuyos, este año te llene de dones
Amor, fortuna, salud y amistad, gracias por tus palabras Ana

Camila Tchékhov disse...

que lindo

Rodrigo Leite disse...

Querido, senti sua falta no meu blog. Venho avisar que mudei de endereço; www.abrisaeomar.blogspot.com você sera SEMPRE bem vindo. UM FELIZ ANO NOVO e tudo de melhor!

Unknown disse...

Saudades deste meu amigoooooooo
Por onde anda voceeeeeeeeeeeeeee
Volte logoooooo.Juntos de novo em 2010 com muita poesia.

Beijos......M@ria

Pena disse...

Reler este Post é ficar deslumbrado.
Fantástico de imensa emoção.
Parabéns.
Abraço amigo de respeito pela sua grandiosa significação exemplar na Blogosfera.
Sempre a admirá-lo

pena

Bem-Haja, fantástico amigo.
Bem-Haja, pelo ENORME talento.