sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O Misticismo.

O MISTICISMO
http://oapocalipse.files.wordpress.com/2009/01/melquisedeque1.jpg
Mini-pesquisa

Para uma parcela considerável de pessoas, irmãos nossos nesta evolutiva caminhada terrena, misticismo é a disposição de crer firmemente no sobrenatural. É aceitar e se envolver com todo tipo de “mistério”. Para muitos outros, é simplesmente algo misterioso e espiritualmente alegórico.
O misticismo transvertido e aceito como algo sobrenatural e profundamente misterioso, pode levar algumas pessoas ao temor, dando prosseguimento ao medo opressivo e doentio. Surge ai, em alguns, com todas as conotações de angústias, os atormentadores sofrimentos psíquicos.
Pelos parâmetros da Filosofia clássica, dentro de suas conceituações mais simples, “misticismo” é toda crença religiosa ou filosófica que admite comunicações ocultas entre os homens e a divindade. Ou, consoante a Filosofia: “o termo misticismo adquiriu o sentido da crença na possibilidade de união, fusão íntima e direta do espírito humano ao princípio fundamental do ser. Ligando-se íntima e profundamente ao conhecimento supernatural da divindade”. Chama-se ainda de misticismo, toda atitude religiosa que busca a união com o ser divino. Também é a doutrina que afirma que a realidade última é revelada por meios cognoscitivos. É o conhecimento puro, adquirido por via direta, sem intermediários, - distintos do perceptivo, do idealismo e muito superior a estes”. “O misticismo popular considera sobrenaturais certos fatos absolutamente naturais, os quais parecem violar as leis da natureza, pois são produzidos por poderes que ultrapassam a compreensão de algumas pessoas. Às vezes, evidenciando alguns fenômenos cósmicos poucos conhecidos por nós. Especialmente aqueles com ciclos de ocorrências intermediáveis entre centenas ou mais anos de reaparecimentos momentâneos”.
Alguns filósofos, explicitação do termo, estabelecem que “misticismo” é o conjunto de práticas religiosas que levam o crente a contemplação dos atributos divinos. O professor José Pedro Machado, irmão de além-mar, em seu Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, define: “o misticismo é sobretudo bom”.
O místico – o real praticante do misticismo, no idioma grego; mystikós ou mystés, significa religioso, contemplativo e o iniciado na religião. Ou mais apropriadamente, aquele que busca a integração pessoal com o deus de sua fé – cuja existência é latente no âmago da consciência interior de todo o ser humano, seja ele desenvolvido ou não.
Aceitemos o verdadeiro misticismo como uma profunda introspecção aos recônditos mais legítimos da alma. Estabelecendo a perfeita união com a essência íntima. Deus, que existe em toda a amplidão do universo. Em tudo, em tempos e espaços, por todo o comensurável sempre, Deus está em Alma e Espírito, na consubstanciação das realidades visíveis e invisíveis.
No verdadeiro sentido, misticismo é o ideal caminho para a criatura humana conhecer-se mais intimamente. E, através de uma profunda análise pessoal, entender melhor os seus semelhantes.
Vejamos, também, o que é misticismo para a “AMORC-Antiga e Mística Ordem Rosacruz” – “Misticismo não é mistério. O mistério está comumente relacionado com a magia, o logro, a ilusão. Os mistérios do Egito, bem como as escolas eleusianas e órficas da Grécia, referiam-se a uma gnose ou sabedoria secreta, que não deveria ser profanada por sua divulgação às massas. Para os antigos, dirigir as reações espirituais do individuo constituía um conhecimento sagrado.
“- O misticismo consiste em alcançar o cósmico através de si mesmo. Não estamos tentando pesquisar o universo além de nós, mas, vir a conhecê-lo através dos sentidos e do conhecimento do seu trabalho em nosso interior”.
“- O misticismo se ocupa da busca da verdade, ou de valores eternos. É um meio pelo qual o individuo adquire uma consciência ou compreensão intima, pessoal, da causa primeira de todas as coisas”.

Otacílio Negreiros Pimenta.
In Memorian

10 comentários:

Sonia Schmorantz disse...

É um texto para se refletir!
abraço e lindo final de semana

Ladybutterfly disse...

Olá amigo! Bom texto para se pensar! Bom dia para ti!
Beijão

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

...texto lleno de vida y emocion para nuestro alimento diario del alma siempre.amar, sentir y vivir
todas las sensaciones
que den paz En este tiempo
para descansar,
,
sosiego y
tranquildad a nuestro corazon.
Desde mis HORAS ROTAS,
y AULA DE PAZ
un afectuoso abrazo y
cariño compartido
siempre desde el alma
saludos
de amistad:
---Jose Ramon---

Unknown disse...

Somos todos místicos
quando cultuamos um Deus,
mas há aqueles místicos
primários, quando ainda pensa
que a vida se resume num
adeus...
Pobres seres que o sublime ignora,
quando navegam no mar do nada sei
outros que ainda, na existencia
da alma, não crer,
nem muito além no transcendental,
do eterno "Ser"...

Magnífico texto, eu simplesmente
adorei! Somente através da compreensão de tudo, se dará a libertação e eis que surgirão as verdadeiras respostas para tantas indagações...

Paz pra você Furtado.
Bjss

Paraguaya disse...

Oi meu fiel amigo.

Que bom receber suas palavras no meu blog. Obrigada pela força. Acho que vou seguir sua dica para a gripe, se bem que to com sinusite, renite e a dita gripe...rs Agora os beijos ja não receberei né. Amigo e quero agradecer mais uma vez por estar sempre "por perto". Tenha um maravilhoso fim de semana. Eu aqui vou ficar de repouso.

Abraços querido, és muito especial.

AFRICA EM POESIA disse...

E...sentimos...
Como é bom viver...
Como é bom ter amigos...
E saber que o amor...
Andou por aqui!...



Um beijo...obrigada pela visita


e este texto serve para reflexâo do fim de semana

EDUARDO POISL disse...

Ninguém tem culpa
Daquilo que não fomos
Não ouve erros

Nem cálculos falhados

Sobre a estipe de papel;
Apenas não somos os calculistas
Porem os calculados

Não somos os desenhistas
Mas os desenhados
E muito menos escrevemos versos
E sim somos escritos

Ninguém é culpado de nada
Neste estranhar constante
Ao longe uma chuva fina
Molha aquilo que não fomos...

Autor: Desconhecido
Um lindo domingo com todo carinho para você.
Abraços

Antònio Manuel disse...

Rosemildo:

Vim lhe agradecer seu comèntàrio e sua presença contante,que deixa meu Blog Màis Rico, nada na Vida è melhor que uma Amizade:

“- O misticismo se ocupa da busca da verdade, ou de valores eternos. É um meio pelo qual o individuo adquire uma consciência ou compreensão intima, pessoal, da causa primeira de todas as coisas”.

Maravilhoso texto:

Serei lhe sempre Gràto pela leitura
que encontro neste seu espaço:

Tenha um Maravilhoso Domingo de Alegria e Muita Pàz:

Eu ainda estou de Fèrias em Bragança Tràs os Montes,
Portugal.
Onde defruto de Dias de calor e de ar puro das montanhas...


Forte Abraço

Antònìo Manuel

Anônimo disse...

Muito reflexivo!!!
Bom passear pelo teu site numa tarde de domingo.
Parabéns!!

Abraços

Clau Assi

Anônimo disse...

Oi meu querido!
Me desculpe viu. Como vc viu o trem lá em casa não estava bom não. Eu e a OI brigando e não é que acabei atrasando todas as visitas.
Não fica com raiva de mim não heim!Rsrsrsr
Gostei do texto.
Bjs.