sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Canção do exílio.

CANÇÃO DO EXÍLIO
http://3.bp.blogspot.com/_49kDHEH4NXo/Sjp8FGgOp8I/AAAAAAAAAHU/yeYyy19oK0s/s400/carpina.jpg

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá.
Em cismar – sozinho, à noite –
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem que ainda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Gonçalves Dias.

Coimbra – julho de 1843.

15 comentários:

Anônimo disse...

Sei esta poesia de cor.
Eu declamava poesias na minha época de escola e esta era uma das mais pedidas.
Bjs

Mara disse...

...não permita Deus que eu morra
sem que eu volte para lá...
Lindo!!!!
Belíssima escolha!
Parabéns!

tai nascimento disse...

Nooossa! me deu uma saudade da minha professora de Literatura e das aulas dela... ela SEMPRE fala da 'canção do exilio'

muito boa a escolha, mesmo

Maria Madalena Schuck disse...

Oi querido amigo!
Sempre lindo e atual o nosso Castro Alves, belíssima lembrança!
Um ótimo final de semana a você, tudo de bom!
Aceite um grande abraço e mais uma vez meus parabéns pelo lindo blogger!

EDUARDO POISL disse...

AMIGOS

«Mais que uma mão estendida
mais que um belo sorriso
mais do que a alegria de dividir
mais do que sonhar os mesmos sonhos
ou doer as mesmas dores
muito mais do que o silêncio que fala
ou da voz que cala, para ouvir
é, a amizade, o alimento
que nos sacia a alma
e nos é ofertado por alguém
que crê em nós.»


Desejo um lindo final de semana com muito amor e carinho.
Abraços

Gianna disse...

Bellissimo tramonto tra le palme!
Un abbraccio e buona fine settimana, Rosemildo.

Anônimo disse...

"... Em cismar, sozinho, à noite, mais prazer encontro eu lá..."

Gonçalvez Dias entendia bem sobre o que escrevia... Que retrato lindo da saudade...

Lindo tb Você...

Beijos pensados...

POOL disse...

Gostamos mto dessa poesia! ^^
Amigo querido, deixamos o blog um pouco de lado.. pq a vida anda bastante corrida na faculdade.
Mas nunca deixamos de ler os comentários!
Desculpe a demora para respondê-los.
Estamos com saudades.
Beijos, Laís e Livia. ;)

♥ ♥ Eu disse...

É linda e contagiante, ou melhor simplesmente perfeita.

bjos e lindo fds prá vc!

Tania Anjos disse...

O poema "Canção do Exílio" - de Gonçalves Dias - abre o livro "Primeiros Cantos" e é marcante na obra do autor ,pois, no Brasil, torna-se um dos mais conhecidos poemas da língua portuguesa . Gonçalves Dias compôs o poema cinco anos depois de partir para Portugal, onde fora cursar Direito na Universidade de Coimbra."Canção do Exílio" foi escrito em julho de 1843, em Coimbra, Portugal. Por conta de sua contenção e de sua alusão à pátria distante, o poema com tema tão próximo do ideário do Romantismo, tornou-se emblemático na cultura brasileira. A aparição nas antologias escolares é frequente, bem como as inúmeras citações do texto presentes na obra dos mais diversos autores brasileiros. Sua temática é própria da primeira fase do Romantismo brasileiro, em sua mescla de nostalgia e nacionalismo. A Canção do exílio teria surgido por inspiração após a leitura da balada Mignon, de Wolfgang Goethe, poema do qual Gonçalves Dias usa alguns versos como epígrafe.

Fonte: Wikipédia.

Bela postagem,
bjs!

Taninha

Ira Buscacio disse...

Amigo Rosemildo,

Parabéns pela postagem. De muito bom gosto.
Obrigada pelo comentário.
Bom fim de semana. Bjs

Unknown disse...

Olá Furtado, saudades de você viu
É pra lá de saudades e como diz uma musiquinha... recordações fazem chorar....
Sinto saudades da minha terra
daquelas palmeiras mais bela
que não encontrei do lado de cá,
mas aprendi a viver sem elas,
e na saudade singela, eu retorno
pro lado de lá...
Minhas palmeiras situada num recanto bonito do Brasil,
onde surgiu a minha terra amada...
Paraiba hospitaleira, morena brasileira do meu coração...

Taí meu querido, uma porção de bobagens..
Feliz Domingo pra ti
Bjss

Amar sem sofrer na Adolescência disse...

Querido Rosemildo Furtado, obrigada pelas lindas e carinhosas palavras deixadas no manual. Valem muito! Vindas de você então.... têm peso dois. Com os meus agradecimentos sinceros.
Parabéns pelo post!
Bjs

Déia disse...

Lindo , bravo!!
Ótima escolha pro dia de hj!

Sérgio, Beija-flor-poeta disse...

Amei correr a vista e matar a saudade de muitos poetas aqui expressos.

Grande abraco,...